BIM (Building Information Modeling) – Lean e sistemas puxados na construção

Você sabia que existe uma modelagem para edificações protagonizadas por grandes empresas de tecnologia que atendem este segmento, como a Autodesk, que desenvolveram um modelo integrado e aberto de informações construtivas. É possível gerir desde a modelagem inicial, planejamento, execução, ocupação, integrando e cruzando todas as informações disponíveis.

“Vamos fazer um projeto As Built!” – A expressão As Built significa em português [como construído] e se refere a planta de uma edificação após a finalização das obras. É o registro completo de como o projeto está, desde o projeto à entrega, com todas as alterações. Parece óbvio, mas nem sempre é o que acontece, ocorrendo alterações dispersas, não registradas, incongruentes.

Vou ministrar uma disciplina que consta na ementa metodologias ágeis, mas diferentes implementações Lean em diferentes segmentos. Nesta abordagem consta o modelo virtual BIM para a construção civil, gerando um grande repositório de informações integradas desde o plano de viabilidade, projeto, execução e operação.

Um modelo virtual com informações sobre uma obra que possibilita o cruzamento de informações desde o plano de viabilidade, projeto, planejamento, execução e operação de uma edificação. Viabiliza mais que comunicação, mas o uso de princípios e boas práticas Lean na construção civil, viabilizando sair de sistemas empurrados para puxados desde os projetos à habitação.

BIM é uma filosofia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores (AEC) na elaboração de um modelo virtual preciso, que gera uma base de dados que contém tanto informações topológicas como os subsídios necessários para orçamento, cálculo energético e previsão de insumos e ações em todas as fases da construção – Eastman, 2008

Algumas ferramentas já processam parametrizações baseadas em arquivos IFC (Industry Foundation Classes), uma formatação própria que permite relacionar e descrever objetos e dados de um modelo 3D de engenharia e arquitetura. Com ferramentas que os mantenham é possível projetar, simular, monitorar variadas disciplinas de projeto e operações.

Decreto que regulamento o uso em obras públicas brasileira, o BIM BR – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9983.htm

A modelagem BIM tem três pilares – pessoas, processos e tecnologia. Ele possui também três fases no ciclo de vida de um empreendimento – Projeto, Construção e Operação. O primeiro passo é o BIP (Plano de Implementação BIM), que esclarece um 5w2h de sua adoção, piloto ou projeto. Arquivos deste padrão de informação possuem padrão .IFC (Industry Foundation Classes).

Uma solução que integra todas as informações de uma edificação, permitindo uma gestão de posse de informações em 360°. Para esta implementação completa, o BIM conta com 10 dimensões evolutivas rumo a um modelo de dados abertos, Lean e ágil:

  • 02D BIM – Gráfico;
  • 03D BIM – Modelo;
  • 04D BIM – Planejamento;
  • 05D BIM – Custos;
  • 06D BIM – Sustentabilidade;
  • 07D BIM – Gestão da manutenção;
  • 08D BIM – Segurança;
  • 09D BIM – Lean construction;
  • 10D BIM – Industrialização.
https://utilizandobim.com/blog/

Em artigo compartilhando seus estudos, Bryan Michael Müller, realizando uma survey no setor da construção civil avaliando as barreiras de implementação do BIM e do LEAN na Construção. Alguns resultados que reforçam o quanto a construção civil necessita de desenvolvimento:

A pesquisa recebeu 211 respostas válidas, onde 65,9% não implementam nenhuma das estratégias BIM ou LEAN, 17,5% implementam BIM e LEAN, 13,3% implementam apenas o LEAN e 3,3% implementam apenas o BIM.

Das barreiras avaliadas as 3 principais relacionado ao LEAN:

1- Falta de apoio e compromisso da alta administração
2- Resistência da administração à mudança
3- Treinamento insuficiente para os trabalhadores

Das barreiras avaliadas as 3 principais relacionado ao BIM:

1- Investimento/atualização contínua para o sistema BIM dentro da empresa
2- Suporte da alta administração
3- Equipe profissional de projeto BIM dentro da empresa

Próxima etapa será composta por entrevistas qualitativas onde estarei entrevistando executivos do segmento que implementaram o BIM e o LEAN de forma a explorar de maneira mais profunda não somente as barreiras mas as soluções encontradas!

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s