Lean – JIT, Andon, Poka Yoke, Jidoka, Gemba, Heijunka, VSM, A3, Obeya, Takt

Estou estudando Lean para incrementar abordagens em Lean Office, buscando conceitos cada vez mais robustos para a argumentação na proposta de cada vez mais termos sistemas puxados ágeis em qualquer área de atuação. Nos últimos anos venho me dedicando a otimização de processos das mais diferentes áreas organizacionais e a tendência é aumentar.

Temos o Lean Production System, o Lean Office, o Lean Software Development, o Lean Healthcare, o Lean Construction potencializado com o BIM (Modelagem de Informação da Construção) e quanto mais pesquisamos e estudamos, mais abordagens surgem fora da TI. Para efeito de resumo, compilei alguns dos principais pontos, alguns bem conhecidos, outros menos.

JIDOKA significa autonomação (automação com um toque humano) e é um dos pilares do Sistema Toyota de Produção. O conceito surgiu com uma máquina de tear auto-ativada inventada por Toyoda Sakichi em 1890. A aplicação do Jidoka fornece às máquinas e operadores a capacidade de detectar uma condição anormal de forma a interromper imediatamente o trabalho.

ANDON para o português quer dizer lâmpada ou sinais com luz, sendo a principal característica deste sistema. Ele cria alertas visuais por meio de luzes que destacam onde é necessário agir, por exemplo, por alguma falha durante a produção. É um dos principais elementos do Jidoka, oferecer ao operador a condição para agir na linha de produção assim que um defeito é encontrado.

GEMBA é “lugar real”, ou seja, onde a ação da empresa acontece, como o chão de fábrica em uma indústria ou o salão de um restaurante (onde são servidas as refeições). Genbutsu é a forma como o trabalho realmente acontece e gemba walk é a técnica de andar onde as coisas acontecem e ter informações em primeira mão.

POKA YOKE consiste em simples procedimentos que eliminam as causas de possíveis falhas. Um exemplo prático do uso pode ser observado quando precisamos conectar cabos RCA na televisão. As cores dos fios (vermelho, amarelo e branco) são as mesmas cores das entradas de áudio e vídeo. Por isso, cada cabo em um computador possui um formato singular, evitando assim riscos de acidentes e danos ao equipamento e usuário.

OBEYA nos faz lembrar do conceito de Ba (Nonaka), lugar físico ou virtual onde a geração de conhecimento acontece. Inspirado em conceitos Zen, onde o conhecimento é compartilhado e gera-se novos conhecimentos. Um espaço para reunir todos os envolvidos, gestão e operação, para que trabalhem juntos, unam esforços. Na gestão lean, Obeya (grande sala em japonês), análoga àquela conhecida pelo pessoal de projetos como War Room.

VSM (VALUE STREAM MAPPING) mapeia o fluxo de valor do estado atual com o intuito de enxugá-lo e construirmos o estado ideal ou futuro, para tanto representamos o passo-a-passo de cada um de nossos fluxos de trabalho, atores, responsabilidades, informações, recursos e tempos. Trata-se de um exercício colaborativo, envolvendo representantes de todas as áreas e equipes, diagramaticamente de forma clara aos presentes.

A3 REPORT “é uma ferramenta onde problema, análise, ações corretivas e plano de ação são escritos em apenas uma das faces de uma única folha de papel tamanho internacional A3 (297 x 420 mm), normalmente utilizando-se gráficos e figuras.Portanto, o relatório A3 é a ferramenta para apresentar de forma sintetizada e organizada a solução encontrada para o problema. Conta a história do problema, como será resolvido (plano de ação) e como saberemos que as melhorias foram implementadas (acompanhamento)” – Edson Miranda da Silva

HEIJUNKA é um método Lean para a redução de desigualdade no processo de produção e minimização da chance de sobrecarga. O termo Heijunka vem do japonês e significa, literalmente nivelamento. Ele pode ajudá-lo a reagir às mudanças da demanda e utilizar sua capacidade da melhor maneira possível:

. Reduzir continuamente o lead time;
. Produzir em lote cada vez menor;
. Questionar sempre e não concordar com estoque;
. Ajustar e controlar a capacidade com produção mix;

. Atribuir aos processos anteriores uma carga balanceada.

JIT (JUST IN TIME) é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou “momento certo”. O sistema Just in Time (JIT) pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante na conversão de sistemas empurrados em puxados. Um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata, reduzindo estoques e os custos decorrentes.

. Sistemas puxados;
. Eliminação de desperdícios;
. Melhoria contínua;
. Kanban (fluxo contínuo);
. Qualidade Total;
. Quebra zero;
. Pequenos lotes;
. Troca rápida.

5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke) é uma etapa inicial e base para implantação da qualidade total. O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. Melhorar a eficiência através da destinação adequada, organização, limpeza, identificação de materiais e espaços.

. SEIRI – utilização – separar o necessário do desnecessário;
. SEITON – organização – colocar cada coisa em seu lugar;
. SEISO – limpeza – limpar e cuidar do ambiente de trabalho;
. SEIKETSU – padronização – normas e regras a serem seguidas;
. SHITSUKE – disciplina – todos ajudam na melhoria contínua.

TAKT TIME é o tempo dividido pela demanda na indústria Lean, um fundamento essencial ao conceito de sistemas puxados, se for rápido demais gerará stress e estoques intermediários, se for lento demais gerará ociosidade e descompasso, ambos induzindo ao erro e desperdícios. Cadência é o estabelecimento de um ritmo sustentável e equilibrado entre recursos, pessoas, tempo e produção, com valor e qualidade. O segredo é encontrar um ritmo constante que mantenha o fluxo, desafiador mas possível, seguro mas não pessimista.

https://www.nortegubisian.com.br/blog/o-que-e-lean/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s