Introdução ao universo ágil (1 de 5)

Overview

Após vários post de opinião pessoal, apresentarei uma sequencia de 5 (cinco) posts com partes do overview de introdução a métodos ágeis que estamos compartilhando com grupos de empresas, colegas, parceiros, fornecedores, meu grupo escoteiro, amigos e até mesmo familiares.

O universo ágil não deveria ser apenas uma opção profissional ou metodológica, se entendemos, é para ser um estilo de vida, permanentemente ter objetivos de curto prazo, com foco no que realmente agrega valor, sendo sustentáveis e repetitivos, éticos e realistas o máximo possível.

Um grande líder, por quem tenho profundo respeito e admiração, que vem revolucionando a cultura empresarial de um dos maiores grupos de comunicação do mundo, nos presenteou este livro (Execução!) e é exatamente nele que  este treinamento buscou inspiração e compôs sua espinha dorsal (veja o post Execução), que apresentarei a partir de agora :

Métodos Ágeis não são “silver bullets”, não são solução imediata para os problemas, é trabalho duro diário, de todos os envolvidos, bem executados é a garantia de que os problemas aparecerão e teremos a oportunidade de atuar o quanto antes.

Independente de adotar métodos ágeis, uma empresa deve ter uma cultura empresarial alinhada, com valores éticos, com valorização das suas pessoas, com foco em resultados sustentáveis, com clara visão de seus objetivos e futuro, empreendedorismo, inovação e excelência. O orgulho de cada uma de suas equipes, de seu time, em suas crenças, facilitará a adoção de um método em que cada um é protagonista, deverá ter voz e será valorizado pela sua contribuição na construção coletiva de seus sonhos.

Antes de mais nada, porque mudar ??? Outro grande homem, de grande visão e méritos científicos inquestionáveis, disse sobre ficar repetindo a mesma fórmula, cometendo os mesmos erros, ano após ano, esperando um dia atingir outros resultados, diferentes das tentativas anteriores :

Se o mundo sabe que projetos tradicionais, waterfall, centralizados, hierarquicos, de escopo fechado, etc dão errado a décadas e que técnicas, frameworks, métodos e certificações tradicionais não tiveram exito até aqui …  porque continuar tentando? Vamos ousar algo novo, mais voltado a mudança de atitude das pessoas e visão do ecosistema, todos como proprietários do produto, projeto ou negócio, não apenas prestadores de serviços (tarefeiros).

Se voce ainda não leu o post que explica a diferença conceitual entre projetos tradicionais e ágeis, leia antes de prosseguir, vale, clique aqui. É importante entender o porque mudar, antes de ler sobre a mudança em sí.

O treinamento inicia falando sobre o porque vale a pena a mudança, quais os motivadores e facilitadores, para depois aprofundar cada uma das quatro disciplinas apresentadas pelo livro – Estratégia, Pessoas, Operação e Execução.

Minha convicção, corroborada pela experiência e trocas realizadas em mais de 20 instruções a grupos dos mais variados perfis, é de que o mais difícil é a mudança do modelo-mental de que cada um é responsável pela sua tarefa, para um modelo em que todos são donos do produto construído – sentimento de “pertencimento”.

Como diz nosso colega Luiz Parzianello, “se cada um se preocupar só com as SUAS tarefas, mesmo com sucesso, não dá certo”, precisamos que cada um atue de forma colaborativa, diariamente interessado em que todos atinjam o melhor resultado possível … para funcionar, esta é a premissa, caso contrário só funcionará enquanto tudo der certo, estivermos no “caminho feliz” e não houver imprevistos ou impedimentos.

Nos próximos dias, postarei a primeira disciplina (post 2 de 5), falando sobre “estratégia”, um pouco sobre cultura empresarial, lean startup, cadeia de valor e granularidade iterativo-incremental de nosso planejamento.

Um comentário sobre “Introdução ao universo ágil (1 de 5)

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s