O que é o GUMA ?!?

Ontem, dia 11/04/2012, quarta-feira as 19:30, mais uma proveitosa reunião do Grupo de Usuários de Métodos Ágeis aqui em Porto Alegre na PUC-RS e pouco mais de 20 pessoas presentes. Não dá para entender, mas é consenso entre todos com quem falo que o fato de ser GRÁTIS acaba por facilitar o esquecimento ou a desistência de última hora, o que é uma judiaria, pois é transmissão GRÁTIS de conhecimento e networking.

Ficou interessado ? Clique aqui ou na imagem abaixo e veja os calendários, não importa se você programa Delphi, usa banco Oracle, é agilista ou analista de negócios, tem GU para todos, eu participo da coordenação do GUMA e assisto as reuniões do GUGC (Gestão do Conhecimento) e GUAN (Análise de Negócios):


Então, o que é um GU (grupo de usuários), além de aproximar profissionais e estudantes com interesses em comum por determinado assunto, no caso do GUMA, trazemos agilistas experientes e abrirmos espaço para iniciantes e interessados a apresentarem cases, compartilharem percepções, insights, dificuldades que podem ser comuns a muitas empresas e profissionais.

Por exemplo, neste 11/04/2012, tivemos a agenda abaixo no GUMA-RS:

19:00-19:30 Registro e abertura do evento
19:30-19:40 Marco Enes com a Lightning Talk “Se virol”
19:40-20:10 Felipe Cabral & Bárbara Cones com a palestra Running Lean
20:10-20:30 Daniel Wildt com a Lightning Talk “O que voce quer?”
20:30-21:00 Debate
21:00-22:00 Coffee Break e Networking

Felipe Cabral e a Bárbara Cones são da Engage, deram uma aula sobre Lean, Canvas, inovação, cérebros alertas para o novo ou bitolados a padrões – https://twitter.com/#!/engageis e http://www.engage.is/ – Quando o Daniel Wildt falou sobre o que queremos, o que é fantasia e o que é realidade, provocou um ótimo debate sobre Profissionais e sistema educacional, que tira das pessoas o poder da abstração criativa, procurando enquadrado tudo.

O Felipe e a Bárbara falaram mais, sobre sobre seguir um plano ou seguir a filosofia Lean, em um ciclo PDCL (o ciclo PDCA, trocando o Act pelo Learn), sobre “Business Model Hipotesys”, aprofundaram o Lean Canvas e citaram alguns livros, como Running Lean, Getting Real e o http://leancanvas.com.

Alguém me perguntou se o Canvas substitui o plano de negócio, minha esposa trabalha na incubadora RAIAR da PUCRS e a meu ver, uma coisa é o plano de negócios, completo e detalhado, outra é o diagrama de Canvas, que permite tê-lo colado na parede ao lado do Kanban … essa é a minha opinião.

Ao final, no Coffee Break, quase uma hora de networking descontraído, debates acalorados, convergência de interesses, troca de cartões e novos amigos no Twitter, Facebook e Linkedin  🙂

3 comentários sobre “O que é o GUMA ?!?

  1. Muito útil a reunião. Foram levantados tópicos que dão aquela “sacudida” nos ouvintes e nos fazem refletir sobre o momento atual, questões pessoais, acadêmicas e profissionais. Além de resgatar conceitos da metodologia e seu foco, oportuniza o conhecimento de novas teorias com enfoque prático, haja vista serem ministradas por profissionais que dominam o assunto que estão expondo.

  2. Pingback: Balanço GUMA ‘ 2012 | Jorge Kotick Audy

  3. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s