O que é Ócio Criativo ?

A 30 anos vinha me orgulhando do meu status de workaholic assumido, xiita as vezes, mas uma das lições de vida que os métodos ágeis me proporcionaram é que se mergulharmos nosso dia-a-dia em meio a um stress permanente, com certeza estaremos reprimindo criatividade, inovação, empreendedorismo, pois se não pararmos para refletir, para conversar, faremos apenas mais do mesmo.

Um dos keynotes do Agile Brasil 2011 foi Joshua Kerievski, que ofereceu uma visão muito clara sobre buscar a felicidade de todo o ecossistema, buscar que cada envolvido sinta-se bem com a sua parte, desde o cliente, fornecedores, equipes, líderes, com crença no valor e objetivos, no trabalho convergente por melhores resultados, oriundos de um método que proporcione o sentimento de pertencimento, posto que não somos recursos, somos pessoas.

  O filósofo italiano Domenico de Masi vai além, ele prega o valor do ócio criativo, é termos prazer de “fazer” diferente, filosofando vez em quando, refletindo, não só construindo, mas desconstruindo e reconstruindo, com vontade e desejo … O trabalho junto a chama da vontade e do entusiasmo, proporcionam a inovação, atravéz do prazer em empreender o novo.

Encontrei uma citação interessante de MAX WEBER em seus Ensaios de Sociologia, Editora Zahar, considerado o maior sociólogo alemão de seu tempo e fundamental para compreensão do pensamento sociológico atual. Sua maior  preocupação foi desenvolver seus estudos a partir de uma realidade concreta que servisse de base à teoria sociológica, demonstrando a importância de valores na vida social e o perigo desses valores se infiltrarem na ciência social:

 “As idéias nos chegam quando lhes apraz, e não quando queremos. As melhores idéias ocorrem realmente à nossa mente da forma que Ihering descreve: ao fumarmos um charuto no sofá; ou, como Helmholtz diz de si mesmo, com exatidão científica: quando caminhamos por uma rua que sobe lentamente; ou de qualquer outra forma semelhante. De qualquer modo, as idéias chegam quando não às esperamos, e não quando estamos pensando e procurando em nossa mesa de trabalho. Não obstante, elas certamente não nos ocorreriam se não tivéssemos pensado à mesa e buscado respostas com dedicação apaixonada.

Finalmente, clique aqui e leia a excelente matéria publicada em Zero Hora, desdobrando a informação de que cerca de 70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem de males causados pelo estresse e propõe alternativas para solucionarmos este impasse.

Um comentário sobre “O que é Ócio Criativo ?

  1. Pingback: Tecnotalks 18/01 as 19:00 – Também tem o Arco do Personagem | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s