Balanço do Open Space

Aconteceu na noite de hoje o que acreditamos ser o primeiro de uma série de eventos realizados pelos profissionais do TecnoPUC com o objetivo de gerar e compartilhar conhecimento de forma auto-organizada.

1º. O evento de hoje foi aberto pelo Professor Avelino Zorzo, que esclareceu as muitas oportunidades e parcerias que a PUCRS tem e incentiva com as empresas e profissionais do TecnoPUC.

Além do Prof Avelino, tivemos o privilégio de ter recebido a visita dos Profs Moschetta e Prikladnicki, além de ativa participação do Prof Villwock.

2º. Após a LightningTalk de abertura, houve um quebra-gelo para a distribuição das 36 pessoas presentes em seis sub-grupos de discussão e a votação pelo tema, decidindo-se que todos os grupos iriam debater e apresentar um plano com :

  • tipo de eventos
  • conteúdo
  • periodicidade
  • organização
  • financiamento
  • público alvo

3º. Os debates foram excepcionais e troxeram sugestões e insights muito interessantes, que foram apresentados grupo-a-grupo, para depois haver uma grande discussão pela convergência e montagem de um plano único.

A meta era clara e foi atingida, saimos deste Open Space com um modelo claro para o próximo evento, um MVP, de forma que com o tempo poderemos ir agregando as muitas possibilidades visualizadas hoje:

1º. Tpo e assunto serão decididos através de um pesquisa e votação online;
2º. A periodicidade será mensal (o próximo será em meados de Agosto);
3º. A cada evento, uma nova comissão organizadora para o próximo;
4º. Tentaremos patrocínio para coffee-break e gastos de cada evento;
5º. O público alvo-base são profissionais do TecnoPUC, mais convidados;
6º. Será criado pelo comitê um Grupo no FaceBook e form para a 1ª votação.

Este primeiro evento contou com a organização em parceria entre Jorge (Grupo RBS), Eduardo Peres (DBServer), Paulo Caroli (Thoughtworks), Pedro Belleza (HP) e Rafael Glanzner (DBServer), contando com o apoio do Prof Rafael Prikladnicki (AGT).

O segundo foi novamente voluntario e bem equilibrado, com profissionais de cinco empresas – Fernanda Veiga (Raiar), Tiago Totti (Develop IT), Cintia Lima (Grupo RBS), Marcelo Torres (DELL) e Luis Fernandes (Stefanini).

A foto abaixo foi tirada no final do evento, entretanto neste momento algumas pessoas já haviam se retirado, além do fotógrafo (eu) que estava do lado errado da câmera e não apareceu.

Participaram 36 profissionais de 13 diferentes empresas – Thoughtworks, DBServer, HP, DELL, Grupo RBS, Develop IT, PUCRS, AvriTech, DBC, Leão Propriedade Intelectual, Projeto Brasillus, Stefanini, SunRise e Tlantic.

A tempo, foram fotografadas as apresentações de cada grupo e os cartazes onde cada um dos 6 grupos registraram suas sugestões e análises, tudo estará disponível assim que tenhamos um local apropriado para mídias e arquivos.

O Coffee-Break foi de minha responsabilidade e o Totti e Prof Villwock me colocaram no compromisso de postar a receita das pedrinhas de maça … já é tarde, farei isso amanhã, vou fazer mais uma fornada, fotografar e postar com detalhes   🙂

Para ler sobre os tipos de eventos que poderão acontecer, clique aqui
Quanto as pedrinhas de maça, o post já rolou, clique aqui para ler a receita.

5 comentários sobre “Balanço do Open Space

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: TECNOTALKS completa dia 18/07 dois anos – Vem comemorar com a gente! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: Resumo de quatro anos e meio de TecnoTalks | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  4. Pingback: Open Space – Toolbox 360°

  5. Pingback: Debates em Open Space | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s