Workshop Requisitos Ágeis

Ocorreu nesta noite (09/10) no prédio 50 da PUCRS (FACE) o Workshop de Requisitos Ágeis pelo Grupo de Usuários de Análise de Negócios (GUAN) com o mestre Luiz Cláudio Parzianello, colega nosso do Grupo RBS e a parceria do Filipe Sardi, presidente e diretor de tecnologia do IIBA Porto Alegre Chapter.

O evento contou com patrocínio da Target Thrust no Coffee-Break e teve quórum de mais de quase 40 pessoas, interessadas em maior entendimento das melhores práticas de requisitos em projetos de software, através de dinâmicas de elicitação e análise de requisitos de negócio, usuário, sistema e transição, na compreensão de diversos modelos de User Stories utilizados por equipes ágeis.

  • 19:30-19:45 Café de boas-vindas
  • 19:45-20:00 Abertura (sobre o evento)
  • 20:00-22:00 Workshop de Requisitos (dinâmicas em grupo)
  • 22:00-22:30 Retrospectiva do evento

Iniciou com uma apresentação do evento BA DAY, seguido de breve palestra que buscou explicar os diferentes tipos de requisitos existentes em um projetos de software, debatendo-se a forma como são tratados requisitos em ambientes ágeis, chegando a entrar no conceito de como detalhar a especificação de requisitos com base no modelo de User Stories.

O que é um Requisito?
Requisitos em Projetos de Software
Requisitos de Negócio, Usuário, Produto e Transição
Requisitos Funcionais, Não-Funcionais e Regras de Negócio
Compreendendo as Práticas da Engenharia de Requisitos
O Impacto das Metodologias Ágeis nos Requisitos de Software

Logo em seguida iniciou módulos do workshop em que trabalhamos para identificar objetivos e requisitos, de negócio, usuário e solução para um site de eventos, que suscitou participação e debate até o final, já 22:00 passadas.

Por fim, uma retrospectiva sobre o que se aprendeu, sobre a dinâmica aplicada e uma breve troca de percepções sobre o aprendizado e aplicabilidade daquilo que se aprendeu. Um breve debate sobre desenho de processos, Business Model Canvas e Lean Canvas, entre outras contribuições dos participantes.

Foram recolhidos mais de 35 Kg de alimentos não perecíveis, entregues a mim para a primeira ação com o selo “TecnoTalks – Um Ecossistema Sustentável”, comunidade de profissionais que atuam em empresas do TecnoPUC e que passarão a realizar ações comunitárias junto aos bairros do entorno da PUCRS, em especial, creches e escolinhas do Campo da Tuca e Morro da Cruz.

Leia mais sobre o evento BA DAY em https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2012/10/10/ba-day-guan-iiba/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s