O debate de que participei no último Congresso do PMI-RS foi baseado em palavras sugeridas pelos participantes, gerando opinião e réplica em média de 5 minutos cada, me fez recordar da vontade de participar de um evento Pecha Kucha ou Ignite, ambos com palestras 20×20 ou 20×15.
São Lightning Talks usando slide shows com avanço automático de 20 slides, cada um deles por apenas 15 ou 20 segundos? Palestras relâmpago com total de 5 a 6,6 minutos em que o palestrante tem que acompanhar, falar o que precisa ser dito de forma assertiva.
Eu lembro quando o Agile Trends trouxe a proposta de palestras de 18min, contrastando com o formato tradicional de 50min, mas com a oportunidade de outro tanto para perguntas e respostas a cada bloco de duas Trend Talks de 18. Oratória é uma arte, exige prática!
Pecha Cucha (20 slides + 20 seg cada = 6,6 min)
É um formato de apresentação em slideshow contendo 20 slides com 20 segundos cada, o palestrante fala enquanto as imagens avançam automaticamente. Criado pelos arquitetos Astrid Klein e Mark Dytham, a primeira edição aconteceu em 2003 na cidade de Tóquio em uma galeria, não encontrei registro de Pechas Kuchas aqui por perto – http://www.pechakucha.org
Diferente de muitas propostas oriundas da tribo de TI, empreendedorismo, inovação e startups, um formato usado por eventos e palestrantes de todo tipo, o primeiro foi o Pecha Kucha que nasceu entre arquitetos e ganhou o mundo com essa proposta que mistura objetividade e atenção, porque a psicologia nos mostra que palestras longas tem difícil retenção e aproveitamento.
Ignite Talks (20 slides + 15 seg cada = 5 min)
São eventos realizados nas principais cidades do mundo, cada palestrante usa um slideshow de cinco minutos através de 20 slides com 15 segundos cada. O primeiro Ignite foi realizado na cidade de Seattle em 2006, idealizado por Brady Forrest, sua organização Ignite Talks possui como missão disseminar e apoiar eventos Ignite em todo o mundo e promover o habilidade de oratória. No site da Ignite Talks consta a cidade catarinense de Florianópolis como promotora – http://www.ignitetalks.io/events. Não é para tudo, mas é um formato tão desafiador quanto eficaz.
Adorei a ideia!!!
CurtirCurtir
É, deve ser muito legal lightning talks estruturadas e objetivas assim … 🙂
CurtirCurtir
Já fui em um Pecha Kucha e é um desafio mesmo! Mas valeu muito a pena, tivemos diversos conteúdos e no final ficou a sensação de quero mais!
CurtirCurtir
É isso, se lightning talks já é legal, estrutura-las gera um ritmo legal e focado, organizado, … \o/
CurtirCurtir