Jogo – Origami comunicativo

Um jogo para discutir o valor de interação frequente, continua durante todo o projeto, distinguindo rodadas sem avisão um do outro, visualizando mas com restrição e uma completamente colaborativa.

Um jogo rápido, jogado em duplas com garantia de um bom debate sobre o quanto há necessidade do uso de tecnologia para evitar comunicação fragmentada, estamos no século XXI e muita gente ainda acredita que email ou documentação são suficientes.

1ª rodada: Peça para que cada dupla fique de costas um para o outro, um recebe uma folha com as instruções para a confecção de um origami, como o bicudo por exemplo, o outro recebe uma folha em branco e uma caneta colorida. Aquele que recebeu as orientações começa a ditar para o colega que está costas-a-costas consigo como deve fazer para confeccionar o Origami pretendido até que fique pronto. Eles não podem se virar, podem falar, perguntar responder, mas não podem se ver ou passar a folha de instruções um para o outro;

2ª rodada: Agora eles se sentam de frente um para o outro, mas ainda somente um deles poderá ver as instruções com o modelo, entretanto, desta vez eles estão de frente e podendo se ver, é possível eles conversarem olho-no-olho e também gesticularem um para o outro … até que o Origami fique pronto. Só não pode mostrar as instruções nem desenhar, apenas conversar e gesticular. Se a primeira rodada simboliza uma comunicação baseada em barreiras, texto, silos, formalização, nesta temos uma aproximação significativa, mas pode ser melhor;

3ª rodada: Finalmente, frente a frente e ambos podendo ler as instruções, conversar e se ajudar, até que concluam o Origami, simbolizando finalmente uma abordagem Agile, com cliente presente, com pareamento, interação contínua, trabalho coletivo, cooperativo e colaborativo, afinal, o resultado final é um só e é de todos.

PRINCÍPIOS: Um bom jogo para falar de cliente presente, de equipes distribuídas, sobre o valor de ferramentas de comunicação com vídeo quando necessário.

DICA: Use três origamis diferentes, um para cada rodada, de igual complexidade média.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s