Introdução do livro JOGOS 360°

Como chefe escoteiro ou profissional, valorizo muito o potencial e significado dos jogos na vida de crianças, jovens e adultos. Na década de 90, organizava gincanas e competições com jogos e brincadeiras para meus sobrinhos e filhos de amigos. Acredito que jogos e brincadeiras nos permitem transmitir valores para a vida, como ética, respeito e autonomia, assim como raciocínio lógico, estratégia e probabilidades, sem esquecer, é claro, da arte e desinibição.

Jogos e brincadeiras podem ser percebidos como formas de refinar nossos hábitos sociais.  Por meio deles, traços da nossa personalidade como ética, coleguismo, engajamento, arrogância, prepotência e competitividade exagerada se tornam mais visíveis. O conhecimento sobre tais dinâmicas pode auxiliar os indivíduos a melhorarem seu comportamento individual e em grupo.

Este livro nasceu de uma compilação que fiz em 2005 para distribuir aos lobinhos do Grupo Escoteiro Marista Tupã-Ci, iniciando com uma edição de 500 unidades, distribuídas gratuitamente, das quais me restam apenas algumas de recordação. Se todos nós pudéssemos ter um quê de escoteiros, valorizando suas responsabilidades e seu entorno para fins de contribuição, colaboração, aprendizado e crescimento sustentável, teríamos um mundo melhor e mais fraterno.

“Se fizer as coisas com alegria, raramente encontrará situações difíceis.” – Sir Robert Baden-Powell

O conteúdo deste livro será útil a quem quer ludificar seu trabalho, usar jogos para desenvolver melhores conhecimentos, habilidades e atitudes. Um bom quebra-gelo tem o poder de aguçar os sentidos, instigar o coletivo com momentos mais prazerosos e construtivos a todos.

Raimundo ANGEL Dinello – Nascido no Uruguay, Dr. em Ciências Psicológicas, professor de Sociologia da Educação, fundador e presidente da ‘Federación Latinoamericana de Ludotecas’: “En la expresión ludocreativa están todas las dimensiones del ser humano: social, cultural, afectividad, cognición, motricidad, placer, imaginación, diversión y mucho estímulo para un permanente aprender dado que estimula interés y alegría por descubrir sus propias potencialidades”.

Juan Antonio Moreno MURCIA – No livro ‘Aprendizagem Através do Jogo’ o autor espanhol trabalha as características evolutivas em cada uma das etapas educativas, buscando orientar as características de atividades físicas e jogos pedagógicos: “A atividade lúdica é tão antiga quanto à humanidade. O ser humano sempre jogou e através do jogo aprendeu a viver. A identidade de um povo está fielmente ligada ao desenvolvimento do jogo como gerador de cultura”.

Jean William Fritz Piaget –  Epistemólogo suíço que se destacou nos campos da Psicologia, Educação e Epistemologia, ramo da filosofia que estuda o conhecimento humano: “Os jogos são admiráveis instituições sociais, porque, ao promoverem a comunicação interpessoal criam um relacionamento grupal. Jogando, a criança tem acesso à realidade social, compreende suas regras, as suas necessidades, a construção e importância na delimitação da atividade”.

JOHAN HUIZINGA – O livro ‘Homo Ludens’ propõe o jogo como elemento cultural, histórico, afirmando que o jogo é inato ao homem e fundamental a sua evolução: “O jogo é uma atividade voluntária, exercida dentro de certos limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas obrigatórias; dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana.

ALBERT BANDURA – Psicólogo canadense que propôs a Teoria da Aprendizagem Observacional, baseada em reforço vicariante, modelagem, cognição, autorreforço e autoeficácia: “Todos os fenômenos que ocorrem por meio de experiências diretas também podem ocorrer de forma vicariante – observação de outras pessoas e das consequências para elas”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s