F5 GVDASA 2018 – Design Thinking e Toolbox 360°

A 7ª edição do evento F5 reuniu instituições de ensino básico e superior de todo o país para abordar temas relevantes para o mercado educacional em um dia de palestras, workshops, cases de sucesso, debates e muito networking.

O F5 2018 foi realizado no dia 16 de agosto, durante todo o dia no Hotel DeVille Prime e contou com várias trilhas em paralelo na área de eventos do hotel, com uma super-estrutura e com uma organização impecável.

Uma tarde ímpar no F5, com 5 trilhas e em uma delas eu e o Eduardo Meira Peres com uma oficina de Design Thinking com The crash Course e Toolbox na educação, com a presença de todas as grandes redes de ensino … clientes e parceiros.

Workshop Design Thinking na Educação

Para evoluir a educação é preciso fazer uma revolução nas escolas e universidades, ver o aluno como cliente na concepção daquele indivíduo único que receberá o maior valor – o conhecimento, e não apenas quem pagará valore$. Essa revolução do ensino já não depende de livros. Não existe uma fórmula mágica. Depende da cultura local, do perfil dos envolvidos e, acima de tudo, depende de método – Agile, Design Thinking, Gamestorming, Gamefication.

O objetivo desta oficina prática é trabalhar técnicas de Design Thinking sobre o tema Educação, experienciando o trabalho colaborativo para brainstorming e modelagem de soluções frente a um desafio típico do universo escolar que será definido pelos próprios participantes do workshop – técnica utilizada por empresas de referência e universidades do Vale do Silício, replicadas mundo afora.

O Workshop Design Thinking para Educação é uma iniciativa voltada a propôr alternativas mais abertas, colaborativas e construtivistas para uma educação mais participativa. O ensino baseado em linha de produção foi um primeiro passo, chegou a hora de seguir adiante. Vamos nessa?

 

Fonte: http://www.dtparaeducadores.org.br
Conheça os facilitadores do workshop:
Jorge Horácio Audy é uma persona marcante, dono de um estilo irreverente e divertido que faz os workshops ministrados por ele se tornarem um show a parte. Consultor sobre métodos ágeis na DBServer, Professor na Escola Politécnica da PUCRS, Mestre pela Escola de Negócios da PUCRS na linha de pesquisa sobre Gestão da Informação, blogueiro e autor dos livros SCRUM 360º, Toolbox 360° e Jogos 360°. Escoteiro e agilista 24 horas por dia.
Eduardo Meira Peres tem um perfil low profile e deixa a dose de extroversão por conta do seu colega Jorge Audy, apesar de ser do signo de gêmeos e trazer muitas personalidades dentro de si, como ele mesmo diz. Professor na Escola Politécnica da PUCRS com atuação em cursos de graduação e MBAs. Diretor da DBServer, onde coordena o time de Design e facilita atividades de inspiração, experimentação e implementação de projetos usando Design Thinking, Lean Startup e Métodos Ágeis. Graduado e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS.

Um comentário sobre “F5 GVDASA 2018 – Design Thinking e Toolbox 360°

  1. A trilha de Design Thinking na Educação fechou com chave de ouro as palestras da manhã que falaram sobre educação na era digital e educação 3.0. As palestras falaram muito bem sobre a necessidade de “transformação já”. E para mim a trilha de Design Thinking mostrou como materializar, como colocar em prática, como dar o start necessário nessa revolução de forma simples e prática, step by step. Parabéns Audy e Peres pela grande sacada do Toolbox na educação! Excelente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s