Em uma hora, como gerar um início consistente = 5-10-15-30

Criei esta técnica com o objetivo de ajudar aqueles grupos que debatem muito desde o início e acabam esgotando o tempo antes de ter uma massa desejada de proposições, porque ao gastar muito tempo no primeiro, segundo, acaba não sobrando tempo pros demais.

Em reuniões propositivas, quer sejam possibilidades para um tema, direcionadores, ideias, projetos, etc, é possível gerar um mapeamento inicial bem consistente em uma hora usando uma técnica de brainstorming que eu chamei de 5-10-15-30.

O utilizei em várias facilitações, sempre que a discussão é sobre um tema ou contexto razoavelmente conhecido, mas com diferentes visões ou necessidades pelos diferentes players, recentemente em um planejamento estratégico 2019.

Os números representam minutos, que somados totalizam 60 minutos, a primeira meia hora garante a criação de uma lista consolidada, a segunda meia hora é suficiente para um rápido debate para manutenção, exclusão e eventuais novos.

É claro que depende de uma acordo inicial e engajamento, mas a técnica ajuda a direcionar de uma forma muito eficiente, operacionalmente falando. Faça o acordo e mantenha os participantes cientes do tempo que transcorre.

Os primeiros 15 minutos não tem debate e visa garantir a maior massa de proposições:

5 minutos – Os primeiros 5 minutos são para descarregar o buffer, cada um gera uma lista em uma folha, alguns já trouxeram listas e lembretes, cinco minutos são suficientes para lembrarem ou organizarem suas necessidades e proposições;

10 minutos – Nos 10 minutos seguintes eles criam os postits, de forma que um primeiro integrante dita a sua lista e um ou mais contribuem redigindo os postits, a cada ítem, os outros vão riscando da sua lista se coincidir. É possível imediatamente colocar palitinhos ou brotoejas para representar quantos propuseram. Assim que o primeiro acabar de ditar sua lista, os outros ditam o que não foi dito nas listas dos outros;

Os 45 seguintes há dois momentos para debate contido e o seguinte com maior tempo aberto:

15 minutos – O grupo debate o entendimento do que ali está, pode ser que algum dos itens lembrou de outro que não foi proposto, se discordam da manutenção de outro, se dois deveriam ser fundidos, um dividido, etc;

30 minutos – em apenas 30 minutos temos uma lista geral organizada, com algum entendimento, agora temos 30 minutos para perguntas e respostas, discutindo ideias e validade, mas já partindo de uma lista consistente;

Para ideias do zero há técnicas variadas como o crazy eight ou o uso da combinação inicial com um 5w2h e depois respostas, um storytelling com How Might We seguido de brainstorming cadenciando respostas, há canvas e direcionadores, mas o 5-10-15-30 é muito efetivo e produtivo em situações mais conhecidas.

Lembre-se que é muito importante quando do convite de participação gerar as provocações necessárias, elas gerarão um start de trabalhos aquecidos por reflexões, pesquisa, debates e talvez materializações prévias …

Recentemente usei em uma facilitação e a técnica foi usada para mapear direcionadores no início da manhã e inicativas no início da tarde, após cada uma delas usamos técnicas diferentes para geração de rankings e alinhar informações complementares.

Na prática o 5-10-15-30 é uma técnica de aceleração, como é o Crazy Eight para ideias, tenho conseguido bons resultados esporadicamente quando a uso  o/

2 comentários sobre “Em uma hora, como gerar um início consistente = 5-10-15-30

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s