Facilitações votações e rankings durante uma reunião

É mais que comum, é previsível em reuniões onde usemos um esforço coletivo e colaborativo para co-criação, entendimento, planejamento ou tomada de decisão, termos momentos em que é preciso selecionar uma opção entre várias ou mesmo gerar um ranking delas.

Em facilitação temos várias alternativas, todas elas baseadas em conceitos de gamestorming, onde usamos o lúdico para tornar este exercício, ao mesmo tempo, mais divertido e mais engajado, formas conhecidas por quem pratica métodos ágeis, design thinking, art of hosting, etc.

DOT VOTING

Uma técnica em que, presencial ou remotamente, usamos algum elemento como “pontinhos” para votar. Por exemplo, havendo 10 opções, cada participante terá cinco pontos a distribuir, podendo colocar no máximo dois pontos na mesma opção.

Há quem chame do original em inglês, Dot Voting, mas já ouvi brotoeja, pontinhos, eu uso muito o termo palitinhos, quando ao invés de pontos são pequenos riscos e sempre o quinto voto é feito cruzado, assim é fácil contabilizar, além de ser uma imagem muito descontraída.

Usando o Miro e outros whiteboards virtuais, peço que cada um escolha um emoji ou icone, já que as ferramentas oferecem milhares deles, tornando a dinâmica ainda mais exclusiva, personalizada e com certeza mais divertida.

FIVE FINGERS

O five fingers ou cinco dedos, é bastante intuitivo, eu uso mais para pedir um rápido feedback, com a galera levantando um ou mais dedos da mão direita, podendo-se limitar a três ou deixar até cinco. Para votações ou rankings, é pedir que levantem sem olhar para os demais … contar e registrar.

Para a contagem, peça que da direita para esquerda, da frente para trás, um por vez diga o valor acumulado. Se o primeiro colocou três, dirá três, se o segundo colocou dois, dirá cinco, o terceiro cinco, então dirá o acumulado de dez … assim fica mais rápido e divertido.

PREGÃO (investimento)

Chamo de pregão quando cada participante ganha algumas notas de dinheiro ‘falso’ (eu tenho notas de um real do seu Madruga) ou um valor como 100 reais e pedimos que cada um ‘invista’ a quantia desejada distribuindo este valor entre as opções, como se fossem ações de empresas.

É possível fazer com as notinhas falsas tanto no presencial quanto em um quadro virtual, também dá para fazer usando o Google sheets ou outras ferramentas como Mentimeter. Na prática, é semelhante a lógica do dot voting, mas pode ser bem mais divertida.

Dolar - HUMORBABACA.com

7 PONTOS

Esta técnica é bem mais apurada, proposta no curso oficial da Scrum.Org e consiste em pedir que todos fiquem de pé, cada um com uma folha representando uma das opções. Todos circulam e dois a dois vão se encontrando e neste momento cada um tem até 7 pontos para distribuir entre eles.

O primeiro defende sua opção, o segundo defende a sua, depois cada um diz como distrubir seus pontos, podendo ser os sete só para uma opção, 6×1, 5×2, 4×3. Cada um registra na folha correspondente à cada opção e depois segue para fazer outra dupla, até passar por todos.

PLANNING POKER

É um clássico da galera que pratica metodologias ágeis, uma técnica que nasceu antes do manifesto. Cada participante ganha um baralho contendo cartas de 1, 2, 3, 5 e 8, de forma que a cada item elencado, escolha um número e jogue sem saber a escolha dos demais.

A escolha, como em todas as outras técnicas de votação, é comparativa entre elas. A escolha pelo número de pontos, dinheiro, dedos, carta, diz respeito a quanto cada uma vale comparado às outras. Usado muito para estimativa, podemos usar com sucesso em votações e rankings.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s