Técnicas e ferramentas de facilitação são úteis a qualquer time ou grupo

Em nossa Toolbox nós precisamos ter diferentes abordagens, métodos, técnicas e boas práticas, afeitas a diferentes momentos em nosso trabalho, para estratégia, modelagem, planejamento, execução, resolução de problemas, gestão do conhecimento. Entretanto, técnicas de facilitação são pré-requisito para o uso colaborativo de qualquer boa prática.

https://www.sessionlab.com/blog/facilitation-skills/

É um privilégio poder contar com um facilitador no seu dia-a-dia. Mas o universo de aplicação é muito maior que os papéis, por isso afirmo ser afeito a oportunidades, porque em qualquer agrupamento é passível o uso de técnicas de facilitação, tornando qualquer momento, interação, reunião, dinâmica, … mais produtiva, performática e efetiva.

“Um facilitador é uma pessoa que (1) não é membro do grupo, (2) é neutro em relação ao conteúdo, (3) não tem autoridade sobre as decisões a serem tomadas, (4) é aceito por todos os membros do grupo nesse papel, (5) diagnostica e intervém no grupo para (6) ajudar a melhorar o processo e os meios pelos quais se identificam, resolvem problemas e tomam decisões, sempre com o objetivo de melhorar a eficácia do grupo” (SCHWARZ, 2017, p. 14)

Em meio ao TOOLBOX 360° original eu listava algumas boas práticas de facilitação, que foram crescendo e acabaram por exigir agrupamento singular, com técnicas de orquestração de uma reunião, grupo ou momento, incluindo formas de engajar, incentivar, instigar, tirar da zona de conforto, especialmente focado em gerar sinergia para um resultado esperado.

“A facilitação pode ser executada por qualquer profissional que deseje, desde que se muna com metodologias e processos capazes de garantir os três pontos básicos da facilitação – garantir o melhor desempenho do time, relações interpessoais equilibradas e o bem-estar individual das pessoas durante o trabalho.” – Heller de Paula

Ainda não pretendo montar material exclusivo sobre facilitação, mas naturalmente foram se destacando até 30 cartas sobre o tema. O pack abaixo é um subset da página Toolbox 360°, só quis aqui destacar este prisma, pois elas estão lá no final de uma conjunto catalogado de mais de 150 ítens … aqui terão algum destaque momentâneo.

O post compartilhado na imagem acima no site da SessionLab é absolutamente sensacional para não iniciados, escrito por  Robert Cserti, é abrangente e extremamente detalhado. No que diz respeito às minhas cartas, primeiro agrupei ao final da página de Toolbox 360° alguns de facilitação, é subjetivo, muitas ferramentas estão no limiar entre facilitação e o foco da reunião em outros sub-títulos, como os que geram planos de ação ou cenários, técnicas para resolução de problemas, dinâmicas para ideação … mas aqui estão aqueles mais específicos.

Facilitação ; Check in-out ; Slogan e estacionamentoMapas conceituais ; Planejar reuniões ; 7P Meeting ; Matriz CSD ; atas visuais ; Alone first ; Facilitação gráfica ; Pareto ; whiteboard ; Rapport ; Improviso ; Ar Livre ; Course Design ; Warm Ups ; Agile Games ; Icebreakers ; Pacto ; Playlist ; Votação/Ranking ; Burnup da reunião ; Disfunções ; Coaching ; Showcase ; Pitch ; Pensamento lateral ; Card sorting ; Comunicação não violenta ; Onboarding

TRABALHO REMOTO – VÍDEO MEETING

TRABALHO REMOTO – WHITEBOARDS

APRESENTAÇÕES (além do ppt e GDrive)

INTERAÇÃO, PESQUISA, VOTAÇÃO (post)

TRABALHO REMOTO – REALIDADE VIRTUAL (3D)

TRABALHO REMOTO – ESCRITÓRIOS EM 2D (planta baixa)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s