RD Matrix – O MVP de uma empresa virtual e interativa em Open source

Uma das empresas brasileiras de tecnologia por quem tenho simpatia é a RD, a Resultados Digitais de Floripa em SC, admiração desde que realizamos um TecnoTalks em 2015 com o Bruno Ghisi e o Guilherme Lopes na então incubadora RAIAR do TecnoPUC – https://jorgeaudy.com/2015/04/01/relato-sobre-o-poa-startup-talks-na-raiar/

Um episódio muito legal, recebi uma ligação deles dizendo que eles estariam aqui em POA para um RD Summit e que gostariam de aproveitar e compartilhar algo com a galera do TecnoTalks, uma iniciativa deles para compartilhamento de aprendizados vicário, um mindset que por si só já os apresentava.  As palestras e o debate em sequência foram sensacionais, uma visão madura sobre o desenvolvimento de uma startup e o uso de metodologias, técnicas e boas práticas como substrato para uma organização que aprende e se reinventa.

Ao postar sobre a comunidade de software livre Jit.si, o Luis Henrique Rauber Rodrigues me deu a dica do projeto Open Source #Matrix da RD, que por sua vez tem suporte a vídeo via Jit.si. A alegoria ou paradigma utilizado é o de uma planta baixa, assim como a Sococo. A proposta é ser possível enxergar não apenas uma sala de reuniões, mas uma visão geral de todas as salas, cada uma com uma designação. É possível transitar e interagir quando queremos, como se circulássemos na sede da empresa e víssemos onde está todo mundo e o que está rolando …

Solução open source versionada no github, back-end em Node.js e socket.io, front-end em bootstrap e Jquery, contando com mais de 30 contribuidores, 14 branches e mais de 200 releases até aqui – “O objetivo do projeto é fornecer um ambiente de escritório virtual como em um escritório físico. Quando estamos trabalhando em um escritório físico, é muito comum ir de uma sala para outra para conhecer pessoas e ter conversas, por exemplo: cozinha, sala de estar, sala de jogos etc. Ao trabalhar remotamente, há menos interação com outros membros da sua equipe, como em um escritório físico. O projeto nasceu como uma proposta para melhorar essa experiência. A idéia é permitir que você crie várias salas virtuais imitando o mundo real, onde as pessoas podem entrar em uma sala. Leia mais em uma postagem da RD no Medium.

Na solução comercial da https://sococo.com/ temos a mesma alegoria, onde é possível ver uma bolinha colorida com o nome de cada pessoa, em salas onde estão acontecendo reuniões ou agrupamentos por área. A Sococo usa tipo um smile colorido para indicar quem está onde (no Matrix é uma fotinho). A Sococo tem um produto comercial já consolidado, com um nível de sofisticação nos cenários e features, oferecendo inclusive diferentes fundos de cena. A observação pertinente é que a Sococo começa em 11 dolares por pessoa por mês …

Na linha do menos é mais, em uma abordagem bem MVP + MMP, gostei muito da proposta, é simples, rapidamente implementável e com muito potencial. Mais que isso, é open source e é brasileira, puxada por uma empresa inspiradora de muito sucesso.

A pandemia, com o distanciamento social e milhões de pessoas em home-office, esta abrindo para o mercado diferentes oportunidades e cenários de trabalho remoto, soluções de produto e serviços até então restritas a pioneiros, nichos e aficionados.

Tem mais alguns que descobri após a postagem:

https://knockhq.co/

KNOCKHQ

https://www.mydigitaloffice.io/

digitaloffice

https://pragli.com/

pragly

https://remo.co/

remo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s