Pacto de Equipe

Pacto de Equipe

Um “pacto” de equipe é feito quando em conjunto relacionamos tudo o que a equipe julga necessário para uma convivência saudável e profícua, o quadro é simples, com duas colunas, “O que queremos” e “O que NÃO queremos”, onde podemos comprovar Maslow (*). O “pacto” é como um barbante no dedo, deve estar exposto e evocado quando necessário, na gaveta ele não vale de nada.

(*) Maslow nos mostra que as necessidades humanas são como uma pirâmide, onde necessidades seguem uma prioridade inconsciente, da base para o topo, primeiro as fisiológicas, depois segurança, social, auto-estima, relacionamento, estima e realização, todos os aspectos para a felicidade do indivíduo, tendo ele deixado fora da piramide apenas as necessidades espirituais.

As listas devem ser expontâneas, não se preocupe se algo importante ficou de fora, com certeza será incluído na próxima retrospectiva. Alguns desejos podem ser ditos positiva ou negativamente, também vale, deixe que o time escolha os termos e refatorem com o passar do tempo, tanto faz se esta no QUEREMOS ou no NÃO QUEREMOS, o importante é estarem lá os desejos da equipe.

Exemplo de algo que “Queremos” : SER OUVIDO! É ser respeitado e ter a atenção devida quando estamos falando, é ter posterior retorno sobre um assunto encaminhado, é ver aquele com quem queremos falar não ficar respondendo emails ao mesmo tempo que diz estar prestando atenção (eu adotei um gesto divertido, quando alguém se aproxima e começa a falar, me libero e jogo as mãos para cima, mostrando que parei de fazer o que estava fazendo).

Exemplo de algo que “NÃO queremos” : PERTURBAÇÃO DO AMBIENTE! É não ficar discutindo em voz alta, no meio da sala, de forma a todo mundo ouvir questões pessoais, bate-boca com a empregada, discutir a relação, gargalhadas, xingamentos ou amorosidades, ter mais respeito pelos ouvidos dos colegas.

2 comentários sobre “Pacto de Equipe

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: Regras gerais sobre Team Building Games | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s