DBLab, Red Dead Redemption, Virbela, Sococo – reuniões virtuais, mais que avatares

Tem gringo usando o Red Dead Redemption para daily e reuniões de equipe em torno da fogueira, os jogadores tem que conseguir um cavalo e ir até um ponto da floresta, só usa banquinho quem tem, os outros tem que sentar no chão ou negociar … e apesar de ser possível, não pode esganar o colega …  🙂

Longe do filme Jogador N° 1 (Ready Player One), mas a tecnologia de games tende cada vez mais a proporcionar uma boa experiência de interação no mundo virtual. Hoje temos games com uma renderização de personagens e cenas absolutamente reais. É natural que aos poucos possamos expandir nossas interações virtuais remotas em salas, ambientes, contextos cada vez mais sofisticados, muito além de apenas vídeo e áudio, mas avatares e a gamificação de nossos comportamentos e avatares digitais.

No dia 26/05/20 participei da primeira reunião virtual do DBLab em seu protótipo de ambiente virtual, na área de pesquisa e inovação da DBServer. No dia 27/05/20 testei o Open Campus da http://www.virbela.com, onde cada avatar circula, conversa e faz reuniões por proximidade usando seu microfone. Depois o Fábio Trierveiler deu a dica de uma opção mais simples e leve chamada http://www.sococo.com.

Virbela é uma dica do Diego Maffazzioli, é preciso baixar um executável que demora um tanto para instalar um runtime, mas o resultado é uma tecnologia de games no mínimo muito interessante. A opção free tem múltiplas opções para interação virtual, como em um jogo, mas com salas, auditórios, mas também permitindo encontros e trocas em qualquer lugar do seu Open Campus – https://www.virbela.com/

Uma opção na mesma linha é https://www.dogheadsimulations.com/rumii, plataforma utilizada por Harvard em sua versão educacional e pela força aérea na versão de defesa. Dei uma olhada e não vi uma opção free como na Virbela, nem mesmo o trial, mas pelos clientes citados, acho que é uma plataforma old school, proprietária e … cara, começa na edição de entrada a quase 15 dolares por pessoa por mês, ainda mais que a Sococo.

No site da http://www.sococo.com navegamos como em uma planta baixa de um andar do prédio com várias salas, mas este player não tem Open Campus, somente um trial, porque todas as opções são pagas conforme o número de assentos (pessoas) poderá receber. É uma proposta bem diferente do Red Dead e do Virbela, ao invés de uma ambientação em 3D, temos uma visão de cima com a marcação da posição de cada participante e ao assinar o serviço é possível escolher o prédio, quantas salas, distribuição de cadeiras, etc.

Sem esquecer da formatura dentro do Minecraft do CaComp da UFMT, cerca de 70 pessoas participaram da cerimônia entre alunos e docentes – 15 formandos de ciência da computação e 11 de sistema da informação. Os participantes usaram o chat de voz do Discord para se comunicaram durante o evento, e os professores fizeram seus discursos para os graduandos no palco do jogo.

Lembram do second life? Tem cada vez mais grupos usando ambientes virtuais para dar um UP nas reuniões de times e eventos, oferecer um ambiente e condições diferentes para sair do video meeting já tradicional. A tecnologia do Virbela lembra o Second Life, que lembra muitos games em primeira pessoa …

O https://secondlife.com/ é um ambiente virtual que simula a vida social, foi criado em 1999 pela empresa Linden Lab, podendo ser usado como um jogo, mas podendo ser usado para reuniões, eventos e comércio, tendo inclusive uma moeda digital.

captura-de-tela-2018-10-08-as-15.21.56

https://www.3dicc.com/

3DICC

https://meetinvr.net/

meetinvr

https://home.qube.cc/

https://spatial.io/

spatialio

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s