Kudo Cards, Kudo Box, Kudo Wall e envelopes

É uma proposta muito simples, são fichas coloridas com labels grandes de elogios com linhas pautadas para preenchermos com o fato, comportamento, atitude, ação, ajuda ou resultado realizado ou conquistado. Por exemplo, um colega pró-ativamente senta com alguém menos experiente para dar dicas e orientar … e poderíamos elogiar “parabéns pela sua disposição em compartilhar e contribuir com os colegas”.

Kudo ~ credit, claim, credence, trust, renown, reputation, fame.

Uma proposta com foco no fortalecimento de uma cultura de reconhecimento, onde profissionais passam a valorizar por escrito atitudes positivas e colaborativas. Oriundo do conjunto de dinâmicas propostas pelo Management 3.0 do Jurgen Apelo, tornou-se bastante comum em dinâmicas de times e grupos que trabalham de forma colaborativa ou sinérgica.

Kudo Card – Imprima e crie um fichário onde ficarão ao alcance de todos no dia-a-dia, compartilho um link com kudo cards para impressão, quatro por folhas A4, que deveriam ser impressos a cores – https://ynnovate.it/wp-content/uploads/2013/02/Kudo-Cards-Print-A4-1.pdf

Também compartilho um guia completo do management 3.0 sobre o tema – https://www.managementboek.nl/code/inkijkexemplaar/9789492032027/workout-engels-jurgen-appelo.pdf

Kudo Box – O uso do box (caixa colorida criada pelo próprio time) é quando deixamos uma caixa em uma mesa ou bancada, de forma que cada integrante possa preencher um Kudô Card com um elogio ou valorizando atitudes legais ou contribuições de um colega no dia a dia e colocá-lo na caixa. Em momentos e frequência combinados pelo time, provavelmente em uma reunião de retro ou futurespective, abre-se a caixa e cada um pega os seus cards, compartilhando e confraternizando com os colegas. Uma possibilidade é criarmos um mural para os Kudo Cards.

Kudo Wall – Quando fixados em murais, dado o conteúdo positivo e cores, geram um atrativo ao conceito e muito especialmente garantem o compartilhamento e acesso à ações e atitudes que merecem ser conhecidas e valorizadas.

Envelopes personalizados

Como sempre, também podemos entender a ideia, o conceito, para então repensar como podemos usar. Em treinamentos faço algo parecido, que já repliquei várias vezes, com o uso de envelopes.

Entregue a cada integrante ou participante um envelope e ofereça canetinhas coloridas para que o decorem e caracterizem com seu nome e desenhos que remetam a coisas que curta, no trabalho, hobby, família, viagens, …

Os envelopes ficam todos juntos em um local, pode ser uma bancada, colados um ao lado do outro em um móvel, parede, eu já usei um barbante e os envelopes pendurados com um prendedor como roupas no varal.

Disponha fichas Kudo e canetões, incluindo cards com “sugestão pra você” onde além de elogios é possível sugerir, dar dicas, riscos, em workshops mais prolongados gera ao final de cada turno vários feedbacks.

O primeiro que fiz, creio que em um workshop com colegas em 2005 eu guardei e o tenho até hoje, não o encontrei agora, mas é um envelope A4 amarelo todo desenhado e rabiscado. Ao final de cada dia, cada um vê se algum colega deixou cards no seu envelope.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s