O objetivo de quebra-gelos e energizadores é acordar, trazer as pessoas por inteiro para o momento, reduzir a ansiedade e gerar o interesse naquilo que está por vir. Para fazer isso, misturamos as pessoas, aumentando a comunicação dentro do grupo, facilitando a interação entre os participantes.
É importante que os quebra-gelos sejam escolhidos conforme a situação. O objetivo é abrir as pessoas, deixá-las mais confortáveis e fazê-las aguardar o restante da reunião, workshop, treinamento. Um quebra-gelo inadequado, por outro lado, pode deixar os participantes ansiosos ou desconfortáveis.

Podem ser ao ar livre ou de salão, existem variados, mesmo aqueles ao redor de uma mesa. O importante é gerar interação, comunicação, formal ou informal, verbal ou não verbal, alguns são apenas energizadores, outros possuem um pack de informações úteis e provocativas.
No escotismo dizemos que devem ser interssantes, variados, instigantes e deixar um gostinho de quero mais. Relembro isso para dizer que um bom jogo jamais cansa, é preciso perceber o momento de encerrar, devemos energizar, mas não podemos esgotar a fórmula, apenas o suficiente.
Regras essenciais dos quebragelos
O principal objetivo de um jogo para quebrar o gelo é criar uma atmosfera agradável e divertida, assim aumenta a energia para que todos queiram contribuir de forma positiva para o resto da reunião. O uso de quebra-gelos não estão restritos ao início, mas sempre que quisermos dar uma energizada.
Os quebra-gelos mais físicos são especialmente úteis no início da manhã, no início da tarde ou noite, quando as pessoas estão com sono ou ainda dispersas. Podemos então fazer uma atividade mais física, dinâmica, até mesmo cantar ou alongar-se ou uma atividade de construção de equipe.
Aqui estão algumas diretrizes úteis do ice-breakers-ideas.com:
- Seja organizado. Certifique-se de ter todos os seus adereços e equipamentos;
- Nãofaça os participantes ficarem desconfortáveis, envergonhados ou parecerem tolos;
- Não pressione as pessoas a participarem, é para ser divertido e implicitamente facultativo;
- Reserve bastante tempo, com frequência coisas acontecem e levam mais tempo que previsto;
- Use jogos para quebrar o gelo ao longo do dia para energizar os participantes.
- Não complique as instruções, um bom quebra-gelo é simples, fácil e seguro por natureza;
- Certifique-se de que todos estão atentos quando você dá as instruções para não ficar repetitivo;
- Não persista um jogo se ele NÃO estiver funcionando, coragem, diga “vamos tentar outro”;
- Certifique-se de que as pessoas estão gostando dos jogos e se divertindo – “fique em sintonia”.
https://jorgeaudy.com/jogos360/

Que pena, não vou conseguir novamente participar. Caiu bem no feriadão, já estou comprometido com estas datas. Aguardamos a próxima. Grande abraço.
CurtirCurtir
Tarde de muitas troca de experiências. Ótimos direcionamentos para aprofundar o conhecimento das técnicas.
Agradeço Jorge, mais uma vez, pela disponibilidade em compartilhar com tamanha competência o seu conhecimento.
CurtirCurtir
Sinergia, um dos viéses mais citados foi a interação e contribuição das outras pessoas \o/
CurtirCurtir
Gostaria de agradecer ao Audy por promover esse tipo de encontro, onde temos a oportunidade de trocar ideias, e ele com muito entusiasmo e dedicação compartilhar seu conhecimento e experiência conosco.
Se você ainda não teve oportunidade de participar deste workshop sugiro que participe do próximo. E uma experiência única, de onde você sai revigorado, cheio de ideias e vontade de colocá-las em prática. Não perca a oportunidade, tenho certeza que não irá se arrepender. Abraço
CurtirCurtir