Workshop Toolbox 360º de 19/05/2018

O dia começou cedo para organizar tudo no local, a Marinês Beheregaray Audy fez os pãezinhos de canela glaceados e um bolo, eu passei na feirinha do Olimpico e comprei frutas variadas, morangos lindões, ameixas chilenas, uvas red gigantes, maçãs mini, além de biscoitos e cucas caseiras. Ao chegar no TecnoPUC encomendei 2 Kg dos pães de queijo do Silva e refri.

Chovia bastante, era o primeiro final de semana de frio aqui no RS, mas um bom guardachuva e meu carrinho e estava com caixas, sacolas e mochila na sala. Coladas as 125 folhas do Toolbox Wall na parede, reorganizadas as mesas, cadeiras e organizada as bancadas intercalando frutas, biscoitos, pãezinhos e bolo. Tive a ajuda inesperada de um aluno da Politécnica que passava e entrou.

As 13:45 começou a a galera a chegar, muita gente querida, amigos e conhecidos de outros eventos e TecnoTalks. A tarde transcorreu dentro da normalidade, em uma simbiose que os feedbacks confirmaram que gerou uma cadência legal. O tempo no mural foi uma oportunidade da galera se instigar lendo e marcando aquilo que curte e aquilo que gostaria de aprender mais.

“O Workshop foi incrível, estar dentro deste ecossistema de construção pessoal e profissional é sem dúvida alguma extremamente enriquecedor. O Jorge, como sempre, foi além das expectativas, alimentou a todos com uma energia contagiante e com o conhecimento de quem está realmente vivendo as práticas no dia a dia.” – Carine Aguirre dos Santos – Scrum Master na Azion

“Dinâmico e prático, o workshop Toolbox 360° expõe de forma clara a necessidade de o profissional ter uma visão geral de ferramentas e técnicas variados. Foi uma tarde de muita mão na massa, networking e coaching de carreira.” – Nei Dias Villas Boas – Analista de projetos nas Lojas Renner

“Para mim o workshop foi uma experiência muito significativa, pois pude desmistificar o uso das ferramentas, entendendo que elas são adaptativas e não interessa qual a área de atuação, será sempre o bom senso que vai nos direcionar para quais delas escolher para nossa realidade! Além disso, o jogo facilita e muito a nossa vida para a escolha mais adequada, de uma forma colaborativa!” – Mel Vedana – Analista de RH SENAC RS

“O workshop pra mim foi muito valioso. O maior diferencial pra mim foi o networking, uma oportunidade ímpar de discutir sobre o uso de ferramentas, algumas que eu nunca tinha escutado falar, aplicadas em diferentes contextos pelos meus e minhas colegas de grupo. O workshop poderia começar com uma apresentação sobre o Toolbox Wall e depois ir direto para o jogo. Falamos sobre diversas coisas relevantes, mas eu deixaria os grupos mais livres para decidir quais ferramentas discutir. Talvez algo nas linhas de: Toolbox Wall -> Jogo -> A cada rodada, alguém do grupo tem de apresentar em (5-10-15 minutos) uma das ferramentas utilizadas pela pessoa nas empresas e que também foi utilizada para solucionar algum dos desafios do jogo.” – Guilherme Motta – head de tecnologia na Globo.com

Durante o workshop, intercalado com uma introdução conceitual, o Toolbox Wall e o jogo Desafio Toolbox, apresentei e debatemos em grupos e todos juntos técnicas e canvas variados sobre planejamento, usando nossas carreiras como exemplo, ideação e resolução de problemas. Durante o jogo o debate foi como sempre delicioso de assistir, a galera discutindo o porque uma ou outra técnica é mais valorosa para o desafio posto.

Somente por curiosidade, resgatei quais foram as técnicas do mural mais votadas, com taxas acima de 25% dos presentes teriam votado, mas na verdade todo e qualquer com mais de um voto já pode dar match e gerar diferentes técnicas de GC, desde reuniões, trocas, compartilhamento, eventos, gerando valor de forma descentralizada e auto-organizada:

  • 6 ou 7 votos – Team Building Games, priorização, Mapa de Competências, Sprint Review, Stand Up Meeting, Kanban, Personas, ROI/Capex/Opex
  • 8 ou 9 votos – Retrospectivas, Dragon Dreaming, Direto ao Ponto, Feedback Canvas, OKR,
  • 10 ou 11 – Scrum, Design Sprint,

Os primeiros e as últimas, agradecimento ao Marcos, aluno da Eng Mecânica da nossa Politécnica que estava passando e ficou pra ver e me ajudou ao ir buscar debaixo de chuva os pães de queijo e Coca no Silva, no final a Marinês, a Luisa Audy e a Morvana Bonin, minhas anjas até o último segundo no Café Coworking 100% arrumadinho.

Fiquei no compromisso de fazer mais um em breve, assim que conseguir uma sala legal, vou fazer sim o/

tabuleiro

33046822_1541455205963187_8310772150235561984_n

Cada workshop gera sua própria energia, que nos alimenta a alma, energia que antigos chamavam de egrégora, desde muito antes de acontecer, fruto da perspectiva de interação, amizade, ansiedade, desejo, expectativas, mas também da preparação com carinho e dedicação para que tudo dê certo.

Mais uma egrégora que a medida de sorrisos e satisfação dessa congregação de energias aqueceu a tarde de todos que se envolveram e levaram para casa o kit com tabuleiro, baralho e vivências … Amo muito tudo isso!

Acho que fiquei no compromisso de fazer mais um com quem queria ir nesse e não pôde, cada feedback e aprendizado neste ajudará a melhorar um pouco cada detalhe do próximo … se tudo der certo tentarei lugar e marcarei para o início de Junho.

O material que usei como linha-base esta salvo neste pdf: Desafio ToolBox Mário Bros – Café Coworking Global – III

8 comentários sobre “Workshop Toolbox 360º de 19/05/2018

  1. Oi Jorge, se estiver programando fazer algum em SP ou Campinas, no Agile Brazil, avise que eu quero participar, com certeza!

  2. Prof. Audy tudo maravilhoso sável e do agora do carinho com toda a preparação meu respeito pela paixão de compartilhar demonstrada na prática. Obrigado mais uma vez e aguardo outros eventos para poder estar presente. Abraço.

  3. Muito bom! Fiquei surpreso com a presença do Feedback Canvas entre as ferramentas mais votadas. Fico feliz por esta ferramenta ter valor para as pessoas. Abraços!

  4. Pingback: Dois workshops em 14/07 – Jogos e Toolbox 360º | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  5. Pingback: Primeiro Workshop Toolbox 360º em SanPa com a DBServer | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s