Workshop Toolbox 360º de 19/05/2018

O dia começou cedo para organizar tudo no local, a Marinês Beheregaray Audy fez os pãezinhos de canela glaceados e um bolo, eu passei na feirinha do Olimpico e comprei frutas variadas, morangos lindões, ameixas chilenas, uvas red gigantes, maçãs mini, além de biscoitos e cucas caseiras. Ao chegar no TecnoPUC encomendei 2 Kg dos pães de queijo do Silva e refri.

Chovia bastante, era o primeiro final de semana de frio aqui no RS, mas um bom guardachuva e meu carrinho e estava com caixas, sacolas e mochila na sala. Coladas as 125 folhas do Toolbox Wall na parede, reorganizadas as mesas, cadeiras e organizada as bancadas intercalando frutas, biscoitos, pãezinhos e bolo. Tive a ajuda inesperada de um aluno da Politécnica que passava e entrou.

As 13:45 começou a a galera a chegar, muita gente querida, amigos e conhecidos de outros eventos e TecnoTalks. A tarde transcorreu dentro da normalidade, em uma simbiose que os feedbacks confirmaram que gerou uma cadência legal. O tempo no mural foi uma oportunidade da galera se instigar lendo e marcando aquilo que curte e aquilo que gostaria de aprender mais.

“O Workshop foi incrível, estar dentro deste ecossistema de construção pessoal e profissional é sem dúvida alguma extremamente enriquecedor. O Jorge, como sempre, foi além das expectativas, alimentou a todos com uma energia contagiante e com o conhecimento de quem está realmente vivendo as práticas no dia a dia.” – Carine Aguirre dos Santos – Scrum Master na Azion

“Dinâmico e prático, o workshop Toolbox 360° expõe de forma clara a necessidade de o profissional ter uma visão geral de ferramentas e técnicas variados. Foi uma tarde de muita mão na massa, networking e coaching de carreira.” – Nei Dias Villas Boas – Analista de projetos nas Lojas Renner

“Para mim o workshop foi uma experiência muito significativa, pois pude desmistificar o uso das ferramentas, entendendo que elas são adaptativas e não interessa qual a área de atuação, será sempre o bom senso que vai nos direcionar para quais delas escolher para nossa realidade! Além disso, o jogo facilita e muito a nossa vida para a escolha mais adequada, de uma forma colaborativa!” – Mel Vedana – Analista de RH SENAC RS

“O workshop pra mim foi muito valioso. O maior diferencial pra mim foi o networking, uma oportunidade ímpar de discutir sobre o uso de ferramentas, algumas que eu nunca tinha escutado falar, aplicadas em diferentes contextos pelos meus e minhas colegas de grupo. O workshop poderia começar com uma apresentação sobre o Toolbox Wall e depois ir direto para o jogo. Falamos sobre diversas coisas relevantes, mas eu deixaria os grupos mais livres para decidir quais ferramentas discutir. Talvez algo nas linhas de: Toolbox Wall -> Jogo -> A cada rodada, alguém do grupo tem de apresentar em (5-10-15 minutos) uma das ferramentas utilizadas pela pessoa nas empresas e que também foi utilizada para solucionar algum dos desafios do jogo.” – Guilherme Motta – head de tecnologia na Globo.com

Durante o workshop, intercalado com uma introdução conceitual, o Toolbox Wall e o jogo Desafio Toolbox, apresentei e debatemos em grupos e todos juntos técnicas e canvas variados sobre planejamento, usando nossas carreiras como exemplo, ideação e resolução de problemas. Durante o jogo o debate foi como sempre delicioso de assistir, a galera discutindo o porque uma ou outra técnica é mais valorosa para o desafio posto.

Somente por curiosidade, resgatei quais foram as técnicas do mural mais votadas, com taxas acima de 25% dos presentes teriam votado, mas na verdade todo e qualquer com mais de um voto já pode dar match e gerar diferentes técnicas de GC, desde reuniões, trocas, compartilhamento, eventos, gerando valor de forma descentralizada e auto-organizada:

  • 6 ou 7 votos – Team Building Games, priorização, Mapa de Competências, Sprint Review, Stand Up Meeting, Kanban, Personas, ROI/Capex/Opex
  • 8 ou 9 votos – Retrospectivas, Dragon Dreaming, Direto ao Ponto, Feedback Canvas, OKR,
  • 10 ou 11 – Scrum, Design Sprint,

Os primeiros e as últimas, agradecimento ao Marcos, aluno da Eng Mecânica da nossa Politécnica que estava passando e ficou pra ver e me ajudou ao ir buscar debaixo de chuva os pães de queijo e Coca no Silva, no final a Marinês, a Luisa Audy e a Morvana Bonin, minhas anjas até o último segundo no Café Coworking 100% arrumadinho.

Fiquei no compromisso de fazer mais um em breve, assim que conseguir uma sala legal, vou fazer sim o/

tabuleiro

33046822_1541455205963187_8310772150235561984_n

Cada workshop gera sua própria energia, que nos alimenta a alma, energia que antigos chamavam de egrégora, desde muito antes de acontecer, fruto da perspectiva de interação, amizade, ansiedade, desejo, expectativas, mas também da preparação com carinho e dedicação para que tudo dê certo.

Mais uma egrégora que a medida de sorrisos e satisfação dessa congregação de energias aqueceu a tarde de todos que se envolveram e levaram para casa o kit com tabuleiro, baralho e vivências … Amo muito tudo isso!

Acho que fiquei no compromisso de fazer mais um com quem queria ir nesse e não pôde, cada feedback e aprendizado neste ajudará a melhorar um pouco cada detalhe do próximo … se tudo der certo tentarei lugar e marcarei para o início de Junho.

O material que usei como linha-base esta salvo neste pdf: Desafio ToolBox Mário Bros – Café Coworking Global – III

6 comentários sobre “Workshop Toolbox 360º de 19/05/2018

  1. Oi Jorge, se estiver programando fazer algum em SP ou Campinas, no Agile Brazil, avise que eu quero participar, com certeza!

  2. Prof. Audy tudo maravilhoso sável e do agora do carinho com toda a preparação meu respeito pela paixão de compartilhar demonstrada na prática. Obrigado mais uma vez e aguardo outros eventos para poder estar presente. Abraço.

  3. Muito bom! Fiquei surpreso com a presença do Feedback Canvas entre as ferramentas mais votadas. Fico feliz por esta ferramenta ter valor para as pessoas. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s