Acelerador: Sozinho primeiro, depois no coletivo!

From personal to all! Aceleramos ao valorizar primeiro as pessoas, depois o coletivo!

Chamo de aceleradores todas as ações preliminares que podem aportar uma grande quantidade de ideias, propostas e opiniões de forma descentralizada. Seguidos de uma técnica de tabulação, garantimos uma visão geral, densa e variada desde o início de uma reunião, debate ou planejamento.

Proporcionar momentos iniciais de exposição opiniões, idéias, posicionamento, isso gera senso de pertencimento, evita ofuscamento indesejado. Se temos times multi-disciplinares e usamos técnicas colaborativas, é fundamental iniciar iniciar por participação real e efetiva de todos.

Aceleradores são uma opção que evita iniciar um debate com uma folha em branco, proporcionando alguns minutos para que todos, cada um individualmente, antecipem suas ideias ou opiniões. É gerar caos e entropia inicial a serviço da aceleração da sinergia.

Aceleradores envolvem gerar aquecimento antes de abrir um debate em grupo, há técnicas evolutivas, o 1-2-4-ALL das estruturas libertadoras, há alguns anos (2018) eu propus um 5-10-15-30 para em 60 minutos iniciar com uma massa de propostas para direcionadores estratégicos.

Já compartilhei o valor de um início alinhado ao duplo diamante do design thinking, resultado de pesquisa, entrevistas, análises, com um briefing evitamos iniciar dedicando esforço apenas para chegar até onde já sabíamos. Pensando em Lavoisier, nunca o início é uma página toda branca.

EXEMPLOS VARIADOS

Em dinâmicas de open spaces, individualmente todos sugerem temas e desafios, seguidos de uma votação individual com dot points ou palitinhos, o que nos leva a um consistente ranking de interesses sem dedicar tempo ou esforço para isso.

Ao estabelecermos um objetivo ou para debatê-lo, podemos idear com o crazy eight do Google – 10 pessoas gerarão 8 ideias cada uma em 8 minutos, um total de 80 sugestões. Se oferecer um minuto a cada para apresentar sua melhores, em 18 minutos terá um aquecimento ímpar e uma grande massa de ideias.

Para escolher e planejar uma ação comunitária, proponha a cada um criar perguntas significativas do 5w2h, então agrupem e votem nas mais relevantes, em alguns minutos terá um grande mapa e ranking para debate, o mesmo formato pode ser usado a cada resposta conforme priorizado.

Em uma retrospectiva, é possível usar o HMW (how might we) do Google para que durante um storytelling inicial todos gerem as perguntas mais provocativas que poderão apontar melhorias ou inovação. Assim que concluído o storytelling, temos dezenas de questões a serem clusterizadas, priorizadas e respondidas.

Em eventos internos a empresas para compartilhamento de projetos e ações para alinhamento, é comum abrirmos uma enquete perguntando quais os principais pontos que gostariam de debater ou conhecer mais. O resultado são dezenas ou centenas de sugestões, que ao agrupar geram um ranking das top of mind.

Em todos os meus treinamentos inicio pedindo expectativas, com frequência elas vem junto e resultam de um quebragelo, assim é possível alinhar o que podem ou não esperar, além disso elas servirão de ganchos durante o andamento com o conteúdo que as responde ou mesmo adicionando alguns tópicos afins.

ACELERANDO NOSSOS CANVAS

Se ao invés de iniciar um canvas em branco, qualquer canvas, propuser um ou alguns minutos para que todos colem postits em uma ou diferentes células que já tenham alguma informação ou sugestão, iniciaríamos assim já com um grande mapa de conhecimento, acelerando todo o processo, debates e evolução.

Há dezenas de bons canvas, que simbolizam na verdade uma metodologias de facilitação, sugerindo uma ordem de preenchimento de forma que induzam a um pensamento sistêmico ou racional. Um acelerador oferece um pouco de entropia e garante protagonismo a todos, isto antecipa e materializa opiniões.

Qualquer canvas pode ter alternância entre acelerador e debate, podendo ser geral ou célula a célula, isto evita o monopólio ou centralização da condução, posto que se houver alguém mais impositivo ou experiente, pode ser que outros acabem apenas aceitando ou concordando, dada a convicção que dados são postos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s