Debates em Open Space

Open Space é uma técnica excelente para debates em grandes grupos, usualmente com tema(s) escolhido(s) pela galera e debatido em sub-grupos de forma a chegar a um bom termo em intervalos combinados de tempo e com apresentações dialogadas ao final.

No Agiles 2011 em Buenos Ayres a tarde do último dia foi realizada em várias salas, a partir da proposta de temas e votação da galera … durante dois dias a galera propôs e votou nos temas, que ganharam salas e horários, para que cada um escolhesse de quais participar.

Lembro que na entrada de cada sala havia um cartaz com a Lei dos Dois Pés em espanhol, dizendo que se você não está aproveitando nem ajudando, use seus dois pés e vá para um lugar que faça isso … esse é o espírito do Open Space, participação e debate.

Eu uso muito este formato de debate em grandes grupos, dividindo o grupo em equipes, cada sub-grupo discutindo e chegando a algo (conclusões, planos de ação, posições), que eram ao final compartilhado com os demais. Com certa frequência compilando coletivamente o melhor de cada grupo.

Como exemplo, no link abaixo tenho o relato do primeiro Open Space do grupo TecnoTalks que organizei em Julho de 2012 para estabelecer as regras e normas básicas para a nossa comunidade de prática sendo criada – https://jorgeaudy.com/2012/07/19/balanco-do-open-space/

Existe farto material sobre esta dinâmica, da uma olhada na Wikipedia – https://en.wikipedia.org/wiki/Open_Space_Technology

E o cara, um depoimento por Martin Fowler sobre estas dinâmicas – https://martinfowler.com/bliki/OpenSpace.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s