O valor de uma boa playlist

Todos sabemos que a música influencia a forma como vivenciamos as coisas ao nosso redor, assim, uma música mais ativa nos deixa mais alertas, uma mais suave ajuda na concentração, nosso estado de ânimo se deixa facilmente influenciar pelo estilo musical de nossa pereferência.

Há estudos que mostram que até as plantas tem seu crescimento influenciado por boa música, logo, é plausível que um número significativo de profissionais do conhecimento se utilizem de fones de ouvido para escutar música e potencializar seus resultados.

Em ambientes abertos como a maioria das grandes empresas hoje tem em suas áreas de escritório, com várias bancadas e dezenas ou centenas de profissionais em áreas contíguas, mais ainda. É também uma forma de se desconectar com o ruído ambiente de forma orquestrada.

Spotify, Superplayer, Kboing, opções não faltam, a grande maioria freemium, mas com muitas opções no plano gratuito. Um bom facilitador pode tirar proveito dos benefícios da música em diferentes momentos – para dar boas vindas, durante uma dinâmica, em intervalos, em meditações, …

UM POUCO DE NEUROCIÊNCIA

A música desperta emoção no nucleus accumbens, que tem papel no circuito de recompensa do cérebro. Ele opera com dois neurotransmissores conhecidos – dopamina, que ajuda a regular as respostas emocionais, e serotonina, que pode afetar o humor e o comportamento social.

Pesquisas sobre o cérebro confirmam que a música ativa as mesmas estruturas cerebrais ligadas a outros estímulos eufóricos, como comida, sexo e drogas. Outro efeito é a ativação sanguínea pelo aumento da música, associando-se à recompensa, emoção e excitação.

A música ativa o córtex motor, parte do cérebro que controla os movimentos, além de estimular as memórias do hipocampo, o centro da memória, aprendizado e emoção localizado no lobo temporal medial do cérebro. É correto dizer que a música nos faz viajar no tempo e em memórias afetivas.

FACILITAÇÃO

O uso é bem óbvio e tranquilo, na recepção aos participantes de uma reunião ou evento com uma música progressiva, na abertura com uma música bem ativa, uma música tranquila no intervalo ou como fundo de um trabalho em grupo. É possível criar playlists, por curiosidade enquanto escrevo este post tem uma aula de Yoga acontecendo ao lado com música indiana específica.

De acordo com a pesquisa do site Sonos the Wireless Hi-Fi System, existe um estilo de música diferente para cada tipo de tarefa. O estudo analisou os níveis de produtividade, profissão e estilo de música que os trabalhadores escutavam durante a execução de suas respectivas tarefas. Se você pode trabalhar ouvindo música, confira quais são os estilos corretos para o seu trabalho:

Para um trabalho mais braçal, ouça rock clássico e metal para mantê-lo motivado até terminar o dia. Na hora de fazer esporte, ouça hip-hop ou rock and roll para o bom humor. Ao receber público em geral, rock clássico, indie, alternativo. Country, folk, pop, jazz, reggae. Envolvendo criatividade, música clássica, jazz, smooth jazz e música ambiente favorece a concentração.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s