RoadMap é a base de uma gestão estratégica visual do seu produto

Antes de mais nada, uma empresa precisa estratégia, missão, visão, objetivos estratégicos, sem o propósito de sua existência explicitado a todos os envolvidos, tudo o mais corre o risco de se tornar um grande desperdício de recursos.

  1. Materializar a estratégia a vista e disposição de todos, devidamente desdobrados, se for o caso, em unidades de negócios ou áreas de atuação. Isto nos autoriza a criar key-results demonstrando de que forma nossos produtos, serviços, projetos e operações estarão contribuindo com o todo.

2. Mas, lembre-se do ensinamento do Mané Garrincha, é preciso ‘combinar’ com os Russos, uma alegoria ao fato de que o mercado não está a sua merce, mas o contrário. É vital ir a campo (get out of the building), pesquisar, montar sua estratégia de produto, merecedor tanto quanto sua empresa.

3. Com estratégia e conhecimento suficiente de mercado, é possível investir naquilo que parece ser o produto certo, fato que demandará de muita experimentação e validação. Aqui modelamos, aplicamos design thinking, traçamos cenários prospectivos a luz de informações cruzadas.

4. Finalmente estamos em condições de construir ou organizar nosso roadmap, uma concepção que balizará tudo o mais em ciclos curtíssimos de feedback, inspirado no Lean Startup – ideia, modelagem, prototipação, MVP’s, MMP’s, escalar produto e escalar o negócio … metas, entregas, aspirações, …

5. Tudo até aqui é cíclico em pequenos passos de maior valor, passível de evolução, pivot, mas provavelmente, desejado que incremental, crescente, cumulativo. Design, UX, metodologias ágeis, tecnologia, a soma de métodos e boas práticas contemporâneas dão o tom …

ROADMAP

Em informática, um roadmap é um “mapa” que permite organizar visualmente a estratégia de um produto. Nele podem ser encontradas as datas de lançamento das próximas versões, bem como um registro do lançamento e notas das versões anteriores. No roadmap pode incluir tarefas do cliente.

Roadmap é o mapa da estrada ou o roteiro a ser seguido, indicado a ser um recurso visível a todos, permitindo uma gestão visual de alto nível e fomente a auto-organização. Deve possuir uma linha de tempo contendo metas, entregáveis, materializando a evolução estratégica do produto.

Enquanto roteiro com metas e projeções incrementais, é para ser um artefato VIVO, permitindo constante gestão (ajustes e correções) pelas pessoas envolvidas e interessadas, que trabalharão em projetos e operações necessárias nesse caminho.

Resultado de imagem para roadmap

Um roteiro visual é uma ferramenta de comunicação. Eles são criados e apresentados para que todas as partes interessadas, executivos e toda a sua equipe estejam alinhados em uma estratégia para que possam fazer seu trabalho mais impactante.

Em alto nível, essa definição ampla se aplicaria a todos os roteiros envolvidos, como exemplo do marketing, vendas, finanças, equipes baseadas em projetos e qualquer pessoa cujo trabalho tenha algum impacto nas metas de negócios de uma organização. O roadmap é uma das ferramentas mais eficazes para superar os detalhes granulares e o caos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s