RH – 9 – Acolhimento

Nos anos 2000 era bastante comentado o modelo proposto pelo Employeer of Choyce Awards, oferecido a empresas que oferecem uma cultura de trabalho e local de trabalho ambiente fantástico que atrai e retém talentos. As características do prêmio destacamo bem-estar, a segurança e a felicidade dos funcionários e clientes.

Nos anos 2010 consolidou-se o assessment e premiação proposta pela GPTW (Great Place to Work), uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Este prêmio passou a ser cobiçado e disputado por grandes empresas.

9. ACOLHIMENTO

  • Integração e programa M3
  • Programa de onboarding nos times
  • Programa de apadrinhamento e coaching
  • Incentivo a PDI
  • Programa de bem-estar e lazer
  • Valorização de datas comemorativas

INTEGRAÇÃO E PROGRAMA M3 (ONBOARDING NA EMPRESA)

Eu diferencio a integração feita com novos colaboradores, missão do RH e da organização como um todo em seus pontos de contato, não obrigatoriamente, mas normalmente realizado no primeiro dia, um diretor, apresentação de diferentes ambientes, valorização do funcionário, diferentes profissionais tem seu tempo, o próprio RH, SESMT, …

M3 são os primeiros 90 dias, conhecidos na CLT como período probatório, é o acompanhamento deste período de adaptação, combinações, feedbacks, desafios relativos a aprendizados. É diferente do conceito que uso para onboarding, pois dou a ele a conotação de aceleração, com técnicas de absortividade e inserção às suas atividades.

PROGRAMA DE ONBOARDING NOS TIMES

Eu uso o termo e o princípio de onboarding como um profundo acelerador junto ao time ou área onde um novo integrante se soma. Não importa se é um novo funcionário ou veterano na organização. Sempre que há movimentações para a composição ou melhoria de um time, importante realizar o onboarding.

É mais que integração e boas-vindas, é mais o uso de técnicas de aceleração, como por exemplo, parear inicialmente o trabalho, sentar ao lado de um colega que já está a mais tempo e acompanhar ou ser assessorado por ele em suas atividades. Técnicas de facilitação que privilegiem a transparência e sinergia.

O resultado esperado de um onboarding do time, via de regra, é reduzir significativamente o tempo necessário para este colaborador que chega ao time atinja sua melhor performance. É claro que se falamos sobre um time auto-organizado, ágil, o onboarding exige muito pouco, já temos ciclos curtíssimos de alinhamento e feedback, com reuniões diárias.

PROGRAMA DE MENTORIA E COACHING

Muitas empresas, de diferentes áreas de atuação, tem a muito tempo uma política de receber novos integrantes desde seu Onboarding com um padrinho ou madrinha, alguém que fará o papel de irmão mais velho à ele. Na prática, será o seu mentor, ajudará na interpretação e assimilação da cultura, ambientes, ferramental, relacionamentos, …

O mentor ou padrinho/madrinha ajudará a um novo integrante saber os caminhos, processos, encurtando e simplificando o esforço de descobertas, tanto do que está escrito e passa desapercebido, como especialmente sobre aquilo que não está escrito em parte alguma. Pode fazer parte das técnicas usadas pelo o Onbording do TIME e M3.

INCENTIVO A PDI E PLANO DE CARREIRA

O substrato informativo gerado por programas de avaliação continuada tem (ou deveria ter) como principal objetivo ser insumo para um plano de desenvolvimento individual. Como podemos nos tornar melhores pessoas e profissionais, estabelecendo desafios na forma de nos dedicarmos a evoluir certos soft e hard-skills.

No passado, esta proposição era verticalizada, nosso chefe imediato ao nos dar feedback definia o que esperava de nós até a próxima avaliação, com o tempo isso foi mudando. É papel da organização ter profissionais conscientes de seu potencial e metas. Planos de carreira deixaram de ser evitados para serem incentivados.

Plano de carreira é o artefato vivo onde materializamos nosso auto-conhecimento, gap-analisys, objetivos e plano de ação. Quanto mais nossos profissionais tiverem esta consciência, mais os teremos engajados em aprender, se desenvolver e superarem-se a cada passo. Acomodação e zonas de conforto em demasia são ruins para a empresa e profissionais.

PROGRAMA DE BEM-ESTAR E LAZER

Grupos de corrida, a galera do jogo das quartas-feiras, aficcionados por caminhadas em finais de semana, até mesmo os que tem moto e curtem subir a serra, … Canais de incentivo a alimentação saudável, dando o exemplo através de lanches saudáveis. Já é comum ter grupos de Yoga, meditação, alongamento, no início da manhã.

Algumas empresas contratam academias e treinadores para apoiar a vida saudável, fazem parcerias, liberam uma sala para uso em certos horários comuns para estas práticas. O Google/SP possui copas com vários armários e bancadas com todo tipo de pequenos lanches, entre eles uma só com frutas e alimentos saudáveis, naturais e orgânicos (*).

(*) No meio da sala há uma kombi com uma caçamba adaptada como uma banca de feirinha ecológica, com caixotes cheios de frutas e opções naturais e saudáveis.

VALORIZAÇÃO DE DATAS COMEMORATIVAS

Algo que sempre gera uma boa imagem são campanhas em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia da Criança, Páscoa, Natal, … fazê-lo exige muito pouco recursos, mas muita criatividade. Normalmente faz-se um grupo de trabalho, delegando para representantes dos times a programação.

Por muitos anos eu colaborei com o Dia da Família e Dia da Criança em uma das empresas que trabalhei, no dia tínhamos a contribuição de vários colegas, fazíamos jogos, brincadeiras, canções, de investimento era pipoca, bebida e cachorros quentes, por exemplo. O impacto era enorme e repercutia por semanas nas redes e nos bate-papos.

A cada ano, datas tornam-se simbólicas de algo maior, como o Setembro Amarelo para conscientização sobre a saúde mental, em especial, a depressão, o Outubro Rosa para conscientização do câncer de mama ou o Novembro Azul sobre os cuidados com o câncer de próstata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s