Tive acesso a um artefato que ajuda na abordagem inicial para implementação do Kanban segundo o método STATIK e me dei conta que não tinha nada sobre isso aqui no blog … O STATIK (Systems Thinking Approach to Introducing Kanban) é o método de implementação do Kanban, uma sequência de passos que qualifica a sua adoção sob uma óptica sistêmica para cada serviço ou processo selecionado:
- Compreenda quem é o cliente e de que forma o serviço ou processo lhe agrega valor;
- Compreenda as fontes de insatisfação e oportunidades de melhoria no sistema atual;
- Analise a demanda e entenda todas as atividades e relacionamentos envolvidos;
- Analise a capacidade de execução do time relacionado a eficiência e valor entregues;
- Fluxo de trabalho do modelo, quais as etapas seguidas pelas demandas e atividades;
- Abstraia as diferentes classes de serviço existentes e suas expectativas de execução;
- Projete o seu sistema kanban em uma sequência de etapas, suas classes e limites;
- Implementação, execução e feedbacks para retroalimentar e estabelecer melhorias.
Uma vez implementado, seguimos um conceito elementar do Lean e Agile, garantir mecanismos que garantam estabelecer uma cadência para melhoria contínua. Como um método auto-intitulado evolutivo, estabeleceremos momentos em que o time reflita sobre si mesmo e seu trabalho, processo e ambiente, considerando também stakeholders, clientes, parceiros, …
Na última década, tenho me envolvido com diferentes áreas organizacionais, aprendi que nem sempre um quadro Kanban agrega valor em um processo, mas sempre é possível seguir sua lógica de implementação. Em cada team building é possível usar o STATIK em seus fluxos de trabalho (valor, oportunidades, 5w2h, capacidade, fluxo, classes, limites).
STATIK Canvas – by Lucas Guimarães
Não importa se vamos usar ou não um artefato, mas com certeza absoluta, todo artefato visual A4 ou A3 são uma forma poderosa de materializar laudas e laudas de texto explicativo. Assim, o texto e um canvas, juntos, tem maior poder de fixar determinada proposta. Conheço dezenas, muitos cito frequentemente, alguns jamais precisei usar, mas muito ajudaram.
Não vou explicar algo que já está bem explicado, logo, sugiro acessar https://cleitonmafra.medium.com/o-que-ningu%C3%A9m-te-falou-sobre-statik-dcc91bb7afe6

Relembrando que agora tempos, a partir de Fev/21, o Kanban Guide – https://prod-kanbanuniversity-backend-store.s3-us-west-2.amazonaws.com/guide/The+Official+Kanban+Guide_A4.pdf (Kanban University – 15 páginas)