Um autora que ainda não tinha um post aqui no blog, o livro é Continuous Discovery Habits, Teresa Torres compartilha uma abordagem estruturada para a descoberta contínua, ajudando equipes de produto a tomarem decisões diárias de produto a partir do foco no cliente.
Assim como o Impact Mapping do Gojko Azdik, com sua proposta de um mapa mental com nodos iniciando em Goal (Why) – Actor (Who) – Impact (How) – Deliverable (What), Teresa Torres propôs um modelo partindo de Resultado (Desired Outcome) – Oportunidade (Opportunity) – Solução (Solution) – Experimento (Experiment).
Outra lembrança que me vem é o Lean UX Canvas do Jeff Gothelf, que propõe um canvas A3 composto por Business Problem – Business Outcome – Customers – Benefits – Solution Ideas – Hypotheses – What we need to learn – What’s the least amount of work we need to do.
Na proposta de discovery do Opportunity Solution Tree, temos a importância, destaque e foco no resultado a ser gerado para o cliente (Job To Be Done), estabelecimento de oportunidades de alto nível, só então para serem percebidos experimentos que gerem feedbacks e aprendizados.
Temos implícito à esta técnica uma abordagem que nos mantém focados no mais importante, na necessidade real do cliente, um mindset lastreado em Lean Startup. Não tinha ainda esta proposta por aqui no blog e aqui corrijo o gap.

A orelha do livro desafia: “Como você sabe que está desenvolvendo um produto ou serviço que seus clientes precisem? Como você garante que está melhorando ao longo do tempo? Como você garante que sua equipe está criando valor à seus clientes, criando valor para o seu negócio?”
link: https://www.producttalk.org/2016/08/opportunity-solution-tree/