Hoje iniciamos mais uma etapa do site do Appadrinha, iniciado na disciplina de Integradora II no semestre 2021/1 com alunos de Sistemas de Informação da Politécnica da PUCRS. A partir de agora seguimos em regime de crowd sourcing, temos um kanban e sabemos usar 🙂
Cada desenvolvedor ou em pares pegaram alguma das tarefas, a stack é nodes.js, react, bootstrap, express, postgres, … contando com alguns dos melhores profissionais que tive o prazer de trabalhar nos últimos 20 anos, só pode dar coisa boa!
O local escolhido foi na AGES – Agência Experimental de Engenharia de Software da Politécnica. Nem todos estavam presentes ou mesmo visrtuais, mas toda a lista que se dispôs a contribuir está logo abaixo. A ideia do projeto e sua missão conseguiu voluntariar um grupo de dar inveja:
- Angelo Piletti
- Antônio Castro
- Bruno Souza
- Carolina Fonseca
- Cassio Trindade
- Cláudio Júnior
- Diego Senot
- Flávio Knob
- Julianne Beatrycce
- Lincolm Aguiar
- Luciano Monteiro da Silva (e a Eduarda)
- Marcus Macedo
- Thaís Fernandes

Iniciamos a manhã com um bom café e salgados que a Carol (idealizadora da solução, residente em pediatria) trouxe, junto com camisetas confeccionadas com o nosso urso-mascote que presenteou a todos os participantes.
O trabalho inicial foi todos estarem no git, baixarem o repositório e estarem aptos a desenvolver local e acesso a master. Realizaram simulações e testes, enquanto eu, a Carol e a Ju montávamos o product backlog. Quando tudo Ok, cada um ou em pares pegaram seu primeiro postit digital.
O kanban que estamos usando é o do próprio github, os canais de comunicação são quatro canais no grupo pelo Discord e mantemos um grupo no Whatsapp para amenidades. Os próximos passos serão assíncronos, remotos, descentralizados …
Entretanto, no kanban, ao retirar o ticket de backlog é preciso validá-lo com a Carol e Ju, bem como ao encerrar cada ticket será preciso validá-lo com ambas. Há um canal de UX/Negócio no Discord para tratar de dúvidas e definições neste sentido.