O que Santos Dumond tem a ver com a placa Arduino?

Você sabe a diferença entre Santos Dumond e os irmão Wilbur e Orville Wright? Diz a história que Dumond propositalmente abriu mão de registrar a patente do seu veículo voador mais pesado que o ar para compartilhar sua invenção com o mundo e permitir que milhares de inventores e investidores construíssem e o melhorassem em prol do desenvolvimento humano. Diz a lenda que os Wrights fizeram o avião antes, mas em sigilo, resguardando a patente de sua invenção.

Tem gente que escreve muita bobagem sobre o desapego de Dumond ou sobre o mercantilismo dos Wrights, criticando um ou outro, mas o fato é cada qual seguiu seus princípios e objetivos, há espaço, glória e fortuna para todos. Isto nos mostra que o dilema do hardware ou software proprietários ou em Open Source não é de hoje. Todos entraram para a história, os Wrights ganharam dinheiro e talvez a aviação não tivesse se desenvolvido tão rápido sem os projetos abertos do 14Bis e Demoiselle.

Em 1991 Linus Torvalds abriu o seu projeto Linux, quem poderia imaginar que anos depois este sistema operacional Open Source seria mais estável que o Windows contando exclusivamente com voluntários. Lembremos também que o Open Source está na gênese da Internet e hoje é difícil imaginar ela sem Linux, Java, Perl, Ruby e Apache. Talvez Torvalds poderia ser mais um Bill Gates, mas fez o que achava ser o seu caminho e com certeza ganhou o dia 🙂

opensource

Em 2005 os italianos Massimo Banzi e David Cuartielles eram professores na High Tech Design School in Ivrea na Itália e se propuseram a projetar uma placa de baixo custo para prototipação de hardware e convidaram o aluno Gianluca Martino para fazer o código necessário. A placa Arduíno (nome de um pub local) permitia a qualquer aluno, mesmo sem muito domínio de programação, prototipar diferentes equipamentos com sensores, motores e luzes.

O projeto iniciou com uma boa dose de inovação e empreendedorismo, mas ainda sem pretensão empresarial, com um lote inicial de 200 placas direcionados à suas aulas na escola. Mas para surpresa dos seus criadores, assim que publicado, a notícia se espalhou e do mundo inteiro começou a surgir centenas, milhares de pedidos de Arduínos. A decisão de seus criadores foi manter o projeto Open Source.

Como Open Source, qualquer interessado pode produzir o original ou melhorá-lo sem prévia autorização ou pagamento de royalties, restringindo-se a dar o crédito ao projeto e projetistas originais. assim, qualquer evolução deve seguir a mesma licença Creative Commons de forma a manter o original e suas evoluções igualmente Open Source. Os criadores resguardam apenas o direito a marca Arduíno, constituindo assim uma rede de franquias da marca pelo mundo.

arduino

A experiência inovadora dos criadores do Arduíno como Hardware Open Source aponta visão e empreendedorismo desde o início, a rentabilização da sua criação está em monetizar suas experiências como inventores, no fortalecimento da marca como uma garantia de qualidade e evolução contínua. Mes em especial na constituição de uma comunidade de voluntários colaboradores que garantem a evolução e reinvenção do produto, fornecendo base instalada e multiplos cases e adaptações disponíveis, acelerando projetos especiais mais complexos.

Eu estou com uma ideia fixa de propôr uma hackatona prática com arduino, mas enquanto isto não rola, dei uma navegada e achei alguns vídeos introdutórios e uma página entre as tantas existentes sobre o assunto, é muito barbadinha:

http://www.comofazerascoisas.com.br/categorias-especiais/arduino

Um comentário sobre “O que Santos Dumond tem a ver com a placa Arduino?

  1. Pingback: Arduino Day POA – Edição PUCRS 2016 | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s