De Open Data às oportunidades do Software Livre sem escalas

Estou escrevendo este post sentado em uma das mesas do salão principal do NÓS COWORKING em meio ao segundo dia do Desafio Open Data do GUDAY da SUCESU-RS, participando como GUMA e apoiando uma das equipes da competição.

O Desafio Open Data irá premiar uma dentre as diversas equipes que se inscreveram, topando o desafio de desenvolver em 3 dias um app que consumirá dados do http://datapoa.com.br e que gere valor social e cidadão.

Durante o evento rolou uma surpresa para todos os presentes, via Skype entrou de Brasília o Alexandre Gomes, keynote do Agile Brazil de 2013, falando sobre o movimento de Governo Aberto no Brasil e no mundo.

A vibe da política de Open Data da cidade de Porto Alegre é a de ser uma política que incentiva a colaboração e cidadania, transformar dados abertos em informação e transformar informação em conhecimento e resultados.

Software Livre

Na mesma vibe temos o movimento de Software Livre, que também não é novidade, que assim como Open Source incentiva um tipo diferente de inovação e empreendedorismo, não proprietário, mas de conhecimento.

Em breve com alguns dos participantes da comunidade de prática TECNOTALKS divulgaremos um STARTUP DOJO inovador com foco em SOFTWARE LIVRE, o que estamos chamando de StartUp Livre Dojo.

No site da http://softwarelivre.org/portal/o-que-e da ASL há uma longa e precisa descrição sobre o conceito de software livre, do qual extraí duas frases e indico a leitura a quem se interessar:

“Software Livre é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em liberdade de expressão, não em cerveja grátis. Software livre se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.”

A ASL já está com sala no TecnoPUC e na segunda semana de Setembro/2014 teremos dois dias, um de palestras e outro de Startup Dojo, para disseminação da ideia de Software Livre como meio para geração de negócios inovadores.

Viajando na maionese

Um vídeo instigante do DataPOA e que oferece um universo de insights e oportunidades é o que colei logo abaixo. Eu quero usá-lo para significar tanto open source quanto software livre, liberdade é um desafio e uma responsabilidade.

No vídeo a mesma orquestra regida por diferentes pessoas leigas gera diferentes resultados, mesmo usando a mesma partitura e os mesmos músicos. A chave é ousar, acreditar em si e quebrar preconceitos e barreiras.

Deixe um comentário