“Open Data” é um princípios que define acesso livre a certos conteúdos, garantindo a interoperabilidade entre diferentes conjuntos de dados – “Open Data pressupõe que qualquer um é livre para usar, reutilizar e redistribuir, sujeito apenas a exigência de assumir para si mesmo a distribuição sob a mesma licença aberta de uso.”
Com o estabelecimento da Internet como o meio de comunicação mais aberto, distribuído e universal existente, no final de 2007 na California foram divulgados os oito princípios da disponibilização de dados abertos governamentais, pressupondo a relevância destes para sociedades democráticas. Uma política que abre um mundo de novas oportunidades.
A nova Ágora
A Internet é a nova Ágora, as praças públicas onde na Grécia antiga ocorriam reuniões onde se discutiam assuntos ligados à vida da cidade. A Ágora também possuía finalidades religiosas e econômicas. Por isso era tão importante para os Gregos, uma forma de exercer sua cidadania e protagonismo durante os primórdios da democracia.
Como espaço público do mundo moderno, local propício para conectar os cidadãos das cidades com dados públicos de interesse. A informação é um bem valioso, ainda mais se compartilhado, os dados abertos governamentais buscam promover a democracia, cidadania e o bem-estar público através de uma melhor utilização dos dados públicos.
Os 8 princípios
Ao trabalhar para os oito princípios do Open Source, os governos podem se tornar mais eficazes, transparentes e relevantes:
1. Dados públicos estão disponíveis, não restritos a limitações de privacidade, segurança ou privilégios;
2. Os dados estão disponíveis no seu formato original, sem agregação ou tratamento, tanto quanto possível;
3. Os dados são disponibilizados tão logo quanto coletados, valorizando sua atualidade e celeridade;
4. Os dados estão disponíveis, sem restrições, processamento e geração de valor agregado;
5. O formato dos dados devem seguir padrões estruturados, permitindo a automação de seu acesso;
6. Os dados estão disponíveis a qualquer interessado, sem haver necessidade de inscrição e autorização;
7. O acesso aos dados de forma franca e aberta, não sendo de controle ou tomada de decisão por nenhuma entidade;
8. Os dados não estão regidos por direitos autorais, patente, marca registrada ou segredo comercial.
Open Data Porto Alegre e RS
.O Thiago Ribeiro é o coordenador do projeto de Open Data POA Digital e no dia 13/08 fez uma palestra sobre o projeto e apresentou as dados já disponíveis e os apps já desenvolvidos. Porto Alegre está novamente na vanguarda, bem como o RS e encara Open Data como ênfase e fomento ao empreendedorismo digital.
- O portal de Open Data do governo do RS é http://dados.rs.gov.br
- O portal de Open Data do governo de Porto Alegre é http://datapoa.com.br
- A dica da noite foi para os entrantes nessa vibe, tem código no github consumindo alguns dos conteúdos em https://github.com/cidadeportoalegre
Se você quer conhecer o Thiago, da uma olhada no vídeo do OpenDataDayPOA no início deste ano de 2014 que ocorreu no espaço do Nós Coworking no Shopping Total: