Mais um Jogo: Balões ao Alto

Mais um dos jogos que estarão no meu próximo livro, chamado JOGOS 360, que conterá entre 70 e 80 jogos, entre quebra-gelos, de aquecimento e Agile Games. Este jogo eu uso para falar de auto-organização, gestão visual e adaptação com foco em valor. Se você acredita em aprendizado vicário, que jogos são um meio eficaz de introduzir e fixar conhecimentos, espero que curta mais este jogo o/

Todos estes jogos possuem categorias com múltiplas interpretações, dependendo do porte e características de um jogo, os americanos chamam de Team Building Games, Icebrekers, Warmups, Agile Games, … mas o importante é saber usá-los, entender os princípios e meios que levam técnicas de Gamestorming além de dinâmicas, utilizando-se de jogos com um viés construtivista.

Uma dinâmica divertida e que pode ser jogada em qualquer ambiente fechado, dispõe-se todos no meio de uma sala, distribui-se um balão e um palito de picolé a cada, desafiando-se a todos jogarem seus balões para cima, mantendo-os no ar usando apenas o palito. Um jogo fácil de fazer no transcurso de um evento, curso ou dinâmica, mas é melhor não ter correntes de ar, senão vão todos correr atrás de seus balões.

JOGOS360-capa-versão-1

Inicialmente, todos recebem um balão da mesma cor, quando os balões são jogados ao alto, deixo passar algum tempo para que se acostumem com o palito para mantê-los no ar e então peço que alguns saiam e deixem seus balões – “você deve jogar seu balão bem alto e sair da roda, porque ficou doente” ou “não venho trabalhar!” ou “seu diretor o chamou”, motivos do cotiano:

  • Todos ficam em um círculo no centro da sala;
  • Cada integrante ganha um balão e um palito de picolé;
  • Jogam o seu balão para cima e mantém com o palito;
  • Peça para alguns saírem e deixarem seus balões no ar.

Deixe um ou mais balões caírem no chão e pare o jogo perguntando qual deles era o mais importante, se aquele que caiu era o do colega que saiu ou o de alguém que foi tentar manter os dois no ar, o seu e o do colega. A discussão trata premissas de valor, comunicação e risco assumidos:

  • Quais eram os balões mais importantes?
  • Porque alguns balões caíram, foi consciente?
  • Se usássemos cores e melhorássemos a comunicação?

Combine que faremos uma segunda rodada, igual, com a diferença dos balões agora assemelharem-se ao conceito kanban de selos coloridos, eu inclusive dou um canetão para que eles escrevam ou marquem os balões com mais informações se quiserem, ofereça um tempo para se organizarem.

Troque alguns balões para a cor vermelha dizendo que estes são os mais importantes, alguns laranjas como médios e os demais ficam com os que já tinham, como sendo tarefas de baixa prioridade. Peça que eles conversem e combinem entre eles o que farão no caso de surgirem problemas, se todos entenderam as cores ou se preferem outra simbologia.

baloes ao alto-p
Obs: todos os desenhos são de autoria da Luisa Audy, realizados em aquarela.

Ao final de cada rodada é possível destacar situações bem variadas e simbólicas, a falta de comunicação, o quanto ao serem instigados a fazerem algo que gostam, mesmo alertando-os que trata-se de um jogo, alguns assumem o papel do herói, evitam conversar, combinar, delegar, outros reclamam ou culpam colegas mesmo sem terem discutido os porquês.

PRINCÍPIOS: Importante valorizar o conceito de kanban ou gestão visual, com selos coloridos, quadro kanban, reuniões diárias e muita comunicação pró-ativa descentralizada, características de equipes auto-organizadas.

DICA: Inicie com balões amarelos e introduza coloridos laranjas e vermelhos, relacionando-os aos postits dos kanbans que irão utilizar em seus quadros de tarefas. Só as cores não resolve nada se não houver comunicação.

5 comentários sobre “Mais um Jogo: Balões ao Alto

    • Oi Fábio, tenho paixão por este tema, cada vez mais em voga através das disciplinas de gamestorming, gamification, muito utilizado pelas metodologias ágeis. Todo conhecimento é passível de ter reforço direto ou vicário através de exercícios, há estudos acadêmicos específicos sobre jogos para o ensino, este é o mote do escotismo, aprende-se tudo brincando. Não elimina facilmente a necessidade da teoria e embasamento, mas colabora na fixação. Estamos no caminho certo! \o/

  1. Pingback: Você quer comprar meu novo livro – JOGOS 360°? | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: Lançamento JOGOS 360° será no dia 22/12 no TecnoPUC | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: Livro JOGOS 360º já está disponível | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s