Em qual evento você vai palestrar em 2016, com quem?

Galera, todos temos o que compartilhar, quer seja em uma lightning talk ou talk, apresentando um caso, compartilhando conhecimento, debatendo crenças. Via de regra, muitos tem insights ao assistir uma palestra, pois percebem que tem o que propôr, mas não marcam na agenda um lembrete para não esquecer da submissão. Este post é para lembrá-los com antecedência de que ainda dá tempo para falar com o seu bruxo ou com aquele parceiro de viagem e se preparar.

Coloque esta meta para 2016, liste os eventos nos quais gostaria de participar, se é marinheiro de primeira viagem, faça primeiro em eventos menores, ganhe um pouco de experiência, depois arrisque um Agile Brazil, Agile Trends ou TDC. Em Grupos de Prática como o GUMA e Comunidades de Prática como TecnoTalks é possível interagir e obter feedback imediato de uma galera parceira e de fé.

Argumentos não faltam, do aprendizado experiencial de Kolb, na aprendizagem significativa de Ausubel, no conceito de auto-eficácia e aprendizado vicariante de Albert Bandura. O valor da participação em eventos – interagir, experimentar, assistir cases, debater, são intensas e das mais eficazes formas de aprendizado.

Um dos keynotes do Agile Brazil de 2012 foi o Khawaja Shams da NASA, que falou do incentivo que eles tem para [Publish + Present + Demo]. Faço essa defesa de tese junto a todos aqueles por quem tenho simpatia: – Não basta estudar ou fazer algo bem feito, tem que “compartilhar”, pois quando preparamos uma palestra ou handson, aprendemos enquanto preparamos e mais ainda quando apresentamos.

tumbentrevistacolaboremais

🙂 Todos os meses temos eventos dos GU’s da SUCESU-RS, fique ligado seguindo o GUMA, GUTS, GUAN, etc em http://www.sucesurs.org.br/gu

🙂 Também mensais são os eventos no TecnoTalks, grupo formado por profissionais do TecnoPUC – https://www.facebook.com/groups/tecnotalks

Entre tantos, há uma lista de eventos que curto, participo ou apoio a divulgação, para os quais temos que nos preparar, submeter, provisionar, buscar parceiros, … Reflita quais eventos não gostaria de perder, liste-os e coloque ao lado a forma de interação, divulgando ou protagonista, palestrando ou até patrocinando:

Acesse o post com todos os eventos aqui divulgados em 2012.
Acesse o post com todos os eventos aqui divulgados em 2013.
Acesse o post com todos os eventos aqui divulgados em 2014.

Um resumo dos eventos que divulguei em 2015 foram (meses alteráveis):

Fevereiro – Campus Party SP
Março – QCon São Paulo
Abril – SAP Inside Track São Leopoldo
Abril – TEDxLaçador
Abril – Agile Trend SP
Maio – AnimExtreme (cosplay)
Maio – TDC Floripa
Maio – RED#n / Robótica na educação
Julho – FISL
Julho – TDC São Paulo
Agosto – Scrum Gathering Rio
Agosto – BrasilJS
Agosto – AnimeBuzz e Festival do Japão (cosplay)
Setembro – Caipira Ágil
Setembro – TDC Porto Alegre
Outubro – Agile Brazil
Outubro – FailCon Porto Alegre/Brasil
Outubro – Ágiles
Novembro – XPConfBR

Se não for GU nem CoP, não esqueça de procurar hoje seu chefe e já provisionar uma grana, se precisar passagem, hotel, se há algum parceiro que more por lá e pode acolhê-lo – https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2015/12/29/final-de-ano-antecipar-se-e-provisionar-tem-seu-valor/

Nos vemos por aí … na estrada!   \o/

5 comentários sobre “Em qual evento você vai palestrar em 2016, com quem?

  1. Pingback: Já fez o balanço de 2015 e replanejou-se para 2016? | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Kotick, eu fiquei enrolando para comentar aqui e finalmente me decidi: quero palestrar sobre BI Ágil. Se você souber de qualquer evento que tenha interesse nesse tema, tô dentro. Posso palestrar em São Paulo e adjacências (como Campinas, Jundiaí etc.) ou Curitiba – onde eu tenho família e posso justificar o gasto para visitá-los. 🙂 E vamos que vamos!

    • Báh, boa notícia essa aí, em SanPa tem o AgileTrends, o Caipira Ágil, tem o Agile Brazil em Curitiba este ano, no RJ tem o Scrum Gathering Rio, … acho que esse tema emplaca direto. O Agile Trends já fechou as submissões, mas os outros dá para te encaixar … \o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s