Jogo colaborativo ao ar livre: Teia de aranha

Uma dinâmica de quebra-gelo que dá um pouco de trabalho preparar usando cordas, mas o resultado compensa cada minuto dedicado a construir uma teia de aranha gigante. Trata-se de uma dinâmica interessante, colaborativa ao extremo, com regras que exigem estratégia e cooperação, pensando nas habilidades e potencialidades de cada um a cada etapa, além de esteticamente impecável e que garante muita adrenalina e boas risadas o tempo todo.

Um jogo realizado em uma teia de aranha gigante feita com cordas, sisal ou até tiras grandes de pano trançado. Um jogo típico escoteiro para suscitar trabalho em equipe, onde só é possível completar o jogo com sucesso se todos pensarem juntos e colaborarem uns com os outros para viabilizar que todos consigam passar de um lado a outro usando apenas uma vez cada buraco da teia … pura estratégia.

teia de aranha - p

  • Uma hora antes, escolha o local embaixo das árvores;
  • Entre duas árvores, monte uma teia com cordas;
  • Por cada buraco na teia só deve passar uma pessoa;
  • Equipes de cinco a dez pessoas;
  • Cada integrante deve passar por ela, com ou sem ajuda;
  • TODOS devem passar ao outro lado da teia;
  • Cada célula (buracos da teia) poderá ser usada uma única vez;
  • Cada um que passar por um buraco, deve marcá-lo;
  • O jogo só termina quando toda a equipe passar;
  • A equipe pode decidir recomeçar, liberando todos os buracos da teia, mas acumula o tempo até conseguir.

Não vou dar aqui de bandeja a estratégia necessária para vencer, mas posso dizer que envolve uma análise e estratégia colaborativa levando em conta o tamanho, peso, habilidade motora e destreza de cada integrante. A ordem com que passarão, bem como os buracos que utilizarão definirão ser a melhor estratégia ou não.

Se você tiver achado interessante e quer toda a explicação da estratégia correta , acertos e erros, me manda uma mensagem que eu explico individualmente.

PRINCÍPIOS: Um bom jogo com bons aprendizados, uma equipe não é cada um de seus integrantes fazendo o seu melhor. Uma equipe é cada um dos seus integrantes entendendo de que forma colabora para os melhores resultados do time como um todo.

DICA: A dinâmica só é possível por meio da cooperação entre todos, um ou dois por baixo, a seguir os maiores e mais fortes levantando os menores para passar pelas células mais altas, deixando as mais baixas restantes para os maiores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s