Fiz vários posts nas redes desde que as primeiras resenhas sobre o PMBOK 6ª edição começaram a sair, mas não aqui no blog para registro.
Não é um passo a frente, é apenas o resgate de um gap de 30 anos, desde o mítico artigo de Takeushi e Nonaka em 1986 com “The New New Product Development Game” o gerenciamento de projetos ganhava uma nova prática, demorou três décadas para ela ser incorporada formalmente à ToolBox, primeiro com a ACP, agora com o manual de práticas ágeis.
Neste ínterim surgiram a Scrum Alliance, Scrum Org, Scrum Study e outras instituições que buscaram preencher esta lacuna, afinal, uma boa prática crescente sobre gerenciamento de projetos estava fora do corpo de conhecimento internacional sobre gerenciamento de projetos … sem justificativa plausível.
Há vários anos parafraseio o baixinho Lord Becket de piratas do caribe, pois é apenas “um bom negócio”, neste ínterim todo mundo ganhou, cursos, eventos, especialistas e certificações surgiram em profusão, polarizando algo impolarizável. A partir de agora, na mesma fonte, é só escolher como quer gerenciar seu projeto.
Ainda tem muita estrada pela frente, mas de passo em passo, chegamos lá!
Fábio Cruz – http://www.fabiocruz.com.br/pmbok-agil/
Mauro Sotille – http://blog.pmtech.com.br/pmbok6/
Alguns posts desde 2012 sobre gerenciamento de projetos e a necessidade de haver simbiose entre métodos, técnicas e boas práticas:
12/02/2017 – PMBOK e Agile – Quem mexeu no meu queijo?
31/08/2015 – A mítica dicotomia PMBOK x SCRUM
02/09/2016 – Não fuja, todos nós somos Gerentes de Projetos
27/07/2016 – Pulo do gato ou equívoco da TI Bi-Modal do Gartner?
1 comentário