Jogo das Tribos e Escalpos

Semelhante ao jogo dos escalpos, incluindo uma bandeira (da mesma cor dos escalpos) para cada equipe, que deve ser protegida enquanto tentam roubar as bandeiras das outras equipes.

Exige um campo maior, algo como 100 m(10 x 10), com uma bandeira em cada extremo, mas pelo menos 2 metros de uma borda, para que seja possível a um adversário passar correndo e roubá-la.

Onde a bandeira ficar, é preciso fazer um círculo ao redor com pelo menos 1 metro de diâmetro, sendo proibido ficar parado dentro dele. Os participantes só podem passar correndo para roubar ou proteger a bandeira.

É um jogo sensacional, ativo, que já apliquei dezenas de vezes para equipes diversas, como no escotismo para jovens e equipes com gerentes já com certa idade.

Cada bandeira pode valer 5 pontos, cada escalpo 1 e as penalidades por falta de fair play, falta de competitividade ou agressividade perdem 1 ponto na primeira vez, 2 na reincidência e, se for grave, perda do seu escalpo.

PRINCÍPIOS: Estratégia, sinergia e colaboração. É também adaptativo a cada escalpo ou bandeira ganha ou perdida, aproveitando oportunidades e sendo mais ativo ou passivo.

DICA: A estratégia vale mais que a afobação ou o heroísmo: um time que sabe jogar pelo coletivo, normalmente ganha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s