Jogos dos Balões Entregues

Um jogo voltado à valorização da etapa de visão, para construção de uma estratégia, que ao ser executada, precisará ser revisada a cada passo antes de prosseguir.

O cliente expressará sua necessidade da mesma forma que qualquer cliente: “Eu preciso de muitos balões e quanto mais rápido eu receber, mais vou gerar resultados para a empresa.

O tempo que eu tenho é de 3 minutos, espero poder contar com vocês”. O cliente fica de um lado da sala com uma caixa para guardar os balões, a equipe fica de outro, com balões vazios que deverão ser inflados e transportados.

Quanto ao cliente, a caixa deve ter um buraco de um palmo recortado na lateral, apenas os balões que por ali passarem valem para a contagem de entregas (sem uma caixa, pode-se usar uma régua ou fita métrica para esta restrição).

Outra questão não explicitada inicialmente é que apenas as equipes que interagirem com o cliente poderão saber que deve haver uma proporção entre as cores, algo tipo 2 roxos, 3 vermelhos, 1 verde e 5 brancos.

O maior risco é se as equipes resistirão ao impulso de sair correndo e levar o maior número de balões antes de entender na plenitude o que exatamente o cliente quer fazer com os balões, quantos precisa, de que cor, de que tamanho.

  • De um lado da sala, um saco de balões vazios coloridos;
  • Longe está o cliente com uma caixa grande, aberta;
  • Cada equipe deve encher os balões e levá-los ao cliente;
  • Os balões estão vazios e precisarão ser inflados;
  • Importante estabelecer-se um tempo (3 minutos);
  • Cada integrante das equipes deve explicitar seu papel;
  • Apenas um por vez pode levar balões através da sala.

PRINCÍPIOS: A importância de entender os objetivos e resultados esperados antes de sair correndo, negociar com o cliente de forma a entender o problema dele, evitando o desperdício de tempo, esforço e material.

DICA: Este jogo pode ser proposto como um Agile Game, com 2 minutos para organização do time, definição de papéis e planejamento das quantidades que podem entregar a cada jornada.

Serão 3 jornadas de 2 minutos cada, com metas definidas por eles próprios e controle de qualidade pelo cliente, que recusará os balões que não lhe sejam úteis. A cada jornada de 2 minutos, oportunizo que eles se replanejem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s