Icebreaker e Warm Ups úteis e divertidos para abrir reuniões remotas

Estou aos poucos migrando jogos do baralho Jogos 360° para reunião remotas, instigando assuntos, habilidades ou comportamentos e interesse. O melhor é que qualquer dos jogos contribuem para treinamento dos recursos e uso da ferramenta, quebrando o gelo e habilitando a todos:

Moodboard (provocativo e instigante – muito bom)

É uma técnica em que montamos um mural com imagens e ícones que representem o desafio que nos reúne neste momento, caracterizem o cliente, alusões ao produto, serviço ou mesmo projeto em que vamos nos envolver. Desafie a todos buscarem estas informações, imagens, ícones e juntos de forma quase anárquica organizem um bom moodboard.

Dica: Você pode compartilhar o board antecipadamente e deixar este levantamento e construção como desafio prévio. Eu faço com o objetivo de uma pesquisa prévia, contextualização, uma forma de esquentar as sinapses e instigar o tema e missão.

Expectativa | contribuição (esse é o que mais uso)

Este é um dos que mais uso, peço que cada um escreva e juntos clusterizem de forma auto-organizada, agrupem suas expectativas, em outra versão peço que cada um cole postits com o quanto e como pretendem contribuir com a reunião, quer com conhecimento de certo hard skill, habilidade em um soft skill, vivência anterior no tema, tempo de casa, etc … As duas versões eu ofereço 5 minutos e geram um mapa de tags colorido e construtivo, apontando para as principais expectativas (aquelas com mais postits) ou contribuições.

jogos

Keywords para missão (inusitado e divertido)

A partir da motivação e objetivos da reunião, devem primeiro em 3 minutos sugerir keywords, palavras que deveriam estar em uma frase de missão para eles nesta reunião, lembrando que deve ser uma frase completa, tipo elevator statement. Nos cinco minutos seguintes devem construir a melhor frase usando todas as palavras mais citadas. É sempre muito divertido e instigante, um quebra-gelo que dá um start de alinhamento entre todos sobre o que estão fazendo ali e qual é a sua missão a partir daquele momento, algo tipo “Planejar como resolver as principais dúvidas dos nossos clientes através de um mecanismo assertivo, intuitivo e efetivo de forma ágil e segura!”.

Mapa-mundi (divertido)

Cole um grande mapa-mundi e peça que cada um coloque um postit informando pais Jorge, avós Jorge, mãe Jorge, etc e use uma linha para ligar o país ao postit, de forma que não fiquem todos empilhados. Dê dois minutos para que todos façam isso pelo menos para os avós, quem puder também para os bisavós.

É uma dinâmica colorida e divertida, que pode ter variações como colar o postit sobre qual lugar do mundo que mais curtiu visitar e porque, para onde será sua viagem, o monumento ou ícone nacional que mais lhe fascina, …

Lar doce lar (divertido)

Semelhante ao mapa-mundi, mas o mapa é da nossa cidade e cada um deve colar um postit verde no bairro onde mora, um amarelo onde trabalha e um vermelho onde pratica esporte ou restaurante predileto ou lugar que mais curte frequentar nas horas de folga, etc.

Verdades e mentira (para grupos pequenos)

Um clássico, ofereça três minutos e peça que cada participante gere quatro postits interligados, um com o nome e nos outros escreva em dois alguma verdade sobre fatos, vivências ou predileções, frases bem curtinhas, objetivas, mas em um dos três deve ter uma frase que é mentira. Após escreverem, peça que discutam um por vez, e identifiquem qual é a mentira e quais são as verdades.

Outra opção, mais rápida se tiver pouco tempo, é pedir que de forma independente, cada um navegue nos postits e vote naquela que acha ser a mentira de cada um …

Apenas verdades (para grupos pequenos)

Uma variação legal do verdades e mentira, é só não colocar o postit com o nome e pedir que coloquem apenas três postits com verdades. Passados três minutos, alguém lê um trio qualquer de postits e juntos escolhem quem deles poderia ser aquela pessoa. Só após indicarem o nome a todos os postits é que as pessoas se acusam … é divertido e em grupos pequenos não satura.

Como no verdades e mentira, mais rápido é pedir que cada um navegue nos postits e vote escrevendo em postits quem é quem …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s