5ª edição do City Building Games – Scrum e Kanban

Rolou mais um City Building Game em sala de aula virtual, em três noites de sextas-feiras, dia da minha aula com quatro créditos de GP na Politécnica da PUCRS. Inicia com uma aula tendo um overview sobre Agile, Scrum, Kanban e Escala, uma introdução a valores, princípios e pontos em comum.

Na segunda aula, tenho uma apresentação essencial do Scrum, papéis, timeboxes, artefatos e regras, fugindo do be-a-ba, mas trazendo exemplos variados de aplicação e aproveitamento de seus princípios e mecanismos, intercalando com o jogo para ilustrar, o que gera ou não valor.

Na terceira aula, uma apresentação essencial do Kanban, navegando no entorno do famoso totem, que traduzi ao português, com princípios, práticas, valores e agenda. Especialmente, o jogo demonstra o fluxo e a importância das cadências, pontuando a de REplenishment, StandUp e Delivery.

No jogo temos o objetivo de demonstrar a essência de duas diferentes metodologias, quer seja em um planejamento e execução baseada em ciclos constantes ou baseada em cadenciamento de um fluxo contínuo. É uma forma de propôr a reflexão e debater o método de forma lúdica e divertida.

Na disciplina de GP tenho cinco introdutórias discutindo e exercitando conceitos usando planejamento de carreira como mote, seis sobre PMBOK, mais cinco aulas sobre Agile, entra também XP, F4P (Fit for Purpose) e vários modelos em escala, como os básicos Nexus e Less, o Fligh Level e o SAFe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s