Um ano difícil, mas ao final, sempre temos a agradecer

Ao iniciar ainda tínhamos muitos planos, projetos, eu havia investido um grana plausível, 500 unidades de cada um dos meus jogos, o Desafio Tooolbox e o Jogos 360°, junto à gráfica Noschang, coloridos frente-verso, gramatura 300 e tabuleiro A3+ a serem usados nos workshops … presenciais.

A partir de Janeiro, notícias sobre uma nova gripe asiática, infelizmente persistiria até hoje muito mais desinformação que informação. Assistíamos aos eventos na Asia e Europa ainda como se fosse um filme de suspense, aos poucos não só chegou como consolidou-se e persistirá por um bom tempo.

O desenho é da Luisa e os gatinhos são a Pandora e o Quíron, que não cobraram cachê …

Janeiro

No início do ano tínhamos uma dezena de propostas e possibilidades, projetos de adoção ou resignificação Agile em empresas de diferentes segmentos e áreas de conhecimento, todos aguardando o final das férias para começar, mas já em Fevereiro iniciou-se um gap histórico.

Fevereiro

Tivemos uma facilitação intensa de dois projetos de um programa interno de incentivo a inovação do SEBRAE, viajei a SP para um workshop pela Sputnik para a Vivo, aqui em Porto Alegre rolaram algumas concepções e brainstormings, também o último Toolbox presencial lá na área 51.

Março

Poucas aulas e migrávamos integralmente para Zoom e Miro, todo nosso plano de aula, material, exercícios práticos, … nada mais se adequava. Tivemos que nos reinventar, com delay é claro, não foi da noite para o dia, nos custou algumas aulas até estabelecermos um novo ritmo.

Várias facilitações muito legais, mas especialmente o início com a Random onde tive a oportunidade de realizar workshop e modelagem da área de inovação, um trabalho que proporcionaria o desenho de um modelo em rede, com foco especial em governança de times auto-organizados.

Abril

Todo mundo descobriu as Lives, seminário e curso online, não podíamos ficar de fora, rolou sobre Product Owner, Central Sul Sicredi, também rolaram facilitações de concepção e inception, como Riat e muito especialmente o fechamento com a FEPAM.

Maio

Foi um mês para consolidação de cursos online e das facilitações da FEPAM e RANDOM. MUito especialmente, foi o mês que consegui retomar os workshops Toolbox, agora online, que a partir daqui se repetiriam na frequência de um por mês até Novembro.

Junho

Um mês eclético, pela politécnica da PUCRS rolava a reta final das aulas de um semestre cheio de surpresas e aprendizados. Na DB iniciava a MePoupe, Embrapa, Sebrae, curso e facilitações internas, além da criação da dinâmica de facilitação baseada em cenários, batizada inicialmente de pós-covid.

Julho

Avançamos com Random e mergulhamos com o SEBRAE em projetos diversos, um dos laboratórios envolvia um jogo sobre inovação e gamificação, outro envolvendo um módulo integrado ao CRM, além de reuniões com ADJ e Beira Rio. Iniciava aqui o laboratório de inovação com a central Sul do Sicredi.

Agosto

O laboratório de inovação do SICREDI fecharia seu primeiro de três meses, com um programa baseado na Design School de Stanford, com reuniões síncronas e assíncronas, cinco temas, cinco equipes e representantes de diferentes cooperativas. Pela Sputnik tive dois webinar para o Grupo Boticário.

Setembro

Iniciavam as negociações com o TCESP (tribunal de contas do estado de SP) para as gravações de um treinamento EAD com quatro módulos, introdução, team building, Scrum e Kanban. Também foi o mês em que iniciei o desenvolvimento de uma versão online do jogo Desafio Toolbox 360.

Outubro

Atingíamos o terceiro mês do laboratório de inovação em design thinking com o Sicredi, também atingia o ápice as gravações das aulas para o TCESP, também contando com a geração de um banco de questões. Os workshops Toolbox 360° estão já com a segunda versão do jogo online.

Novembro

Tive a oportunidade de ministrar um webinar no evento CRIE para o TJPE (tribunal de justiça do Pernambuco), também um mês que começam as reuniões e facilitações com a Paim Comunicação, fechamento do laboratório de design thinking com o Sicredi e início reuniões com a Qualitá.

Dezembro

Continuamos com a Qualitá, Paim Comunicação e rola um treinamento interno em métodos ágeis para novos colegas de qualidade no contrato SICREDI, muito especialmente uma concepção de pré-pack e crossdocking para a Lebes e uma Inception para a FEPAM com foco no primeiro quadrimestre.

Que venha 2021 e a vacina, temos muito o que fazer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s