Team building – Uma tribo, oito squads

Lançamento de uma tribo, oito squads, sete horas divididas em dois encontros de três horas e meia, mais de 50 profissionais envolvidos. O objetivo era estabelecer um senso de tribo, estratégia e tática, e debater senso de time (squad), debater as jornadas baseadas em metodologias ágeis, roadmaps e planos de ação.

O primeiro dia (3,5H) iniciou a nossa jornada:

  1. Boas-vindas
  2. Overview metodológico e fundamentos úteis
  3. Salas por equipe para:
    1. Apresentação dos integrantes (icebreaker)
    2. Preparação de um Role model canvas
    3. Value proposition / insights de melhorias
  4. Compartilhamento insights entre as squads
  5. Encerramento

Após o final do primeiro encontro, fiz uma consolidação das percepções e sugestões de value proposition, organizadas em quatro trilhas – estratégia organizacional, tribo, squads e tecnologia. Os integrantes ficaram de refletir e trazer informações sobre expectativas de stakeholders, clientes e entregáveis.

O segundo dia (3,5H) concluiu a jornada com:

  1. Boas-vindas
  2. Lightning talks
  3. Apresentação consolidado das quatro trilhas
  4. Salas por equipe para:
    1. Debate e construção Roadmap (Vs1)
    2. Plano de ação – primeiros passos
  5. Compartilhamento insights entre as squads
  6. Encerramento

Iniciamos o primeiro dia com um overview metodológico, falando sobre tribos, squads, chapters e guildas, multidisciplinaridade, metodologias ágeis, um pouco de lean startup, design thinking e growth. O overview busca ampliar horizontes, abrir janelas e gerar novas percepções.

. Apresentação – Uma dinâmica em que cada um usa postits, emoji de animais e textos para se apresentar aos colegas. Uma dinâmica rápida inicial de apresentação de cada um, de onde vem, o que fazem, como podem e esperam agregar valor, informações variadas.

. Role Model Canvas – Uma dinâmica de autoconhecimento, um debate sobre a missão, key results, parceiros, limitações, ferramentas e fluxos de trabalho (jornadas). Cada time estabelece um debate bastante singular sobre si mesmo, missão e visão.

. Value Proposition – Uso o canvas de proposta de valor do Ostervalder para que cada time debata suas experiências em projetos, no círculo temos pontos fortes e fracos, no quadrado um brainstorming sobre como podem melhorar os fortes e resolver os fracos.

Ao encerrarmos o primeiro dia, faço a consolidação e organização de todos os insights e oportunidades, que serão substrato para o início do segundo dia, quando debatemos os principais pontos e confirmamos seus endereçamentos, vários deles com alguém como owner.

. Plano de mudanças – Neste ponto concluímos um prisma de squads e tribos, focando até aqui na forma que pretendem conduzir seus trabalhos a nível estratégico (organizacional), tático (tribo), squads e tecnologia. A partir deste ponto passaremos a focar em produtos.

. Roadmap – Cada time debate o material trazido previamente por eles e que estruturarão seu primeiro planejamento de temas e objetivos de negócio, principais entregáveis, uma forma de estabelecer um bom debate para alinhamento, trazendo todos para a mesma página. Usamos uma matriz cartesiana, no eixo X temos valor e no eixo Y cronologia … uma técnica facilmente assimilável e efetiva.

. Plano de ação – Somando-se os insights e percepções do Value Proposition, mais o roadmap, cada time estabelece uma cadência (quinzenal, mensal ou bimestral) e constrói um plano de ações baseados nos dados e cenários disponíveis.

Há momentos de partilha, onde cada squad compartilha através de um relato de 5 minutos com os principais pontos discutidos e modelados, provocando uma ‘polinização cruzada’, reflexões e novas percepções a medida que vamos evoluindo. Como resultado, team building, roadmap e planos de ação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s