Relato de um Go To Market pegado

Um novo produto saído do P&D aguardando o planejamento para lançamento, uma complexa visão de cenários envolvendo variáveis internas e externas, questões de produção, logística, precificação, impactos cruzados, marketshare, serviços e valor agregado envolvidos.

Desde o início centralizei nossas reuniões no MIRO, cada passo, reunião ou evento foi co-criado, sempre envolvendo uma equipe multidisciplinar deste projeto, mais convidados e diferentes atores do ecossistema envolvido. A base é GoToMarket, instanciando técnicas de Design Thinking a Growth Hacking.

1 a 4: As primeira quatro interações foram preliminares ao início do trabalho, alinhamentos que orientaram a formação de diferentes times e projetos, bem como seus primeiros passos. O GoToMarket foi o primeiro a iniciar e usou como base e inspiração o modelo de combinação – DT, LS, Agile e Growth Hacking.

5: Na primeira reunião de projeto eu facilitei um Marketing Canvas – mercado, posicionamento, concorrência, tendências, clientes, proposta de valor e jornada desde a produção até o cliente final, passando por toda a cadeia de valor existente, atacado, intermediários, varejo e pós-venda.

Obs: Destaque para o acompanhamento de testes de campo em curso e que no transcorrer deste planejamento seriam ampliados, nacional e internacionalmente, questão-chave para a validação de muitos dos pressupostos envolvidos como qualidades práticas do produto, rendimento, durabilidade e valor agregado.

6 a 8: Neste momento desenhamos cenários para nossa pesquisa exploratória, iniciamos um desenho de proto-personas e evoluímos com a jornada. Na pesquisa, um roteiro básico de entrevistas versus personas, distribuição e metas de execução e unpack realizados de forma assíncrona.

9 a 12: Planejamento de uma oficina de ideação e o plano de ação orientado ao aprofundamento de entrevistas, detalhamento, seleção das principais infomações e construção de um infográfico que sumarizasse o que de mais relevante havia sido levantado e consolidado, inclusive dúvidas, riscos e questionamentos.

13: Oficina de ideação baseada em técnicas do Design Thinking, um grupo multidisciplinar espandido, com profissionais das diferentes empresas do grupo e variados papéis. Como resultado, em parte a confirmação de muitas percepções geradas até aqui pelo time e outros insights relevantes distribuidos em um roadmap.

14: O time reuniu-se para consolidar o grande conjunto de ideias e sugestões, incluindo cenários de curto, médio e longo prazos de um possível roadmap envolvendo diferentes necessidades, ações e projetos que deveriam correr em paralelo envolvendo desde a produção, precificação, distribuição, marketing, …

Obs: Os testes foram ampliados em um horizonte com exigência de mais dois ou três meses para aobetnção dos dados necessários que consolidem os cenários e matrizes, posto que variações acima ou abaixo das perspectivas esperadas gerariam impactos decisivos no GoToMarket, com viéses positivos ou negativos.

15 e 16: O plano de ação gerado no passo 14, geraria nas reuniões seguintes um follow up semanal com debates e ajustes baseados nos resultados obtidos a cada tarefa do plano de ação, incluindo novas pesquisas, ampliação e aprofundamento dos cenários matemáticos de precificação e de mercado.

Normalmente eu posto resumos de facilitações após o projeto concluído, mas este em especial vem gerando tantos pontos interessantes que resolvi compartilhar os três primeiros meses, ciente de que temos ainda pelo menos mais dois ou três meses adiante.

Enquanto os testes de campo acontecem em condições reais de uso, as planilhas com cenários, interna de produção a precificação e externa desde a comercialização ao relacionamento com cliente, estão sendo refinadas até onde é possível ainda sem contar com os resultados mais conclusivos dos testes de campo.

Compartilharei próximos passos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s