Freemium como estratégia

A Patrícia Mallmann, uma das melhores UX com quem já trabalhei diretamente, me pediu algumas dicas no uso do software de apresentação Prezi e, no meio da conversa lembrei e sugeri avaliarem o uso do serviço de avatares falantes Voki.

Serviços freemium proliferam-se na internet já a algum tempo, podemos nos cadastrar e usar gratuitamente, mas existem funcionalidades restritas a quem contrata um serviço pago – Prezi, Voki, Skipe, DropBox, SurveyMonkey, Flickr, polldaddy, WordPress, onde este blog esta publicado gratuitamente! Ser freemium e usar serviços freemium pode ser uma excelente estratégia de desenvolvimento do negócio e do cliente …

Falando sob um prisma ágil, em uma filosofia Lean, pensando como uma StartUp, porque não abusar de serviços freemium para derrubar nossos pressupostos, com investimento baixo e resultados imediatos ? Como disse a Barbara e o Felipe da Engage no segundo evento do GUMA este ano, “Uma StartUp é uma empresa correndo contra o tempo, para dar certo, antes que o dinheiro acabe!”

Eric Ries desenvolveu o conceito de Lean Startup após criar, quebrar, assessorar e assim entender o que é uma StartUp, como a sua StartUp Catalyst Recruiting, que investiu tempo e energia demais até o lançamento, baseada apenas em pressupostos, que não se confirmaram, inviabilizando o negócio. Lean startup enfatiza o processo de Customer Development, descrito no livro The Four Steps to the Epiphany , de Steven Gary Blank, e não se aplica apenas a empresas de tecnologia – “Falhar cedo e aprender rápido pode beneficiar qualquer negócio”.

O modelo freemium é um modelo de negócio que oferece uma parte grátis (Free) e paga (Premium), logo, as funcionalidades disponíveis na parte Free devem ser suficientemente boas, para cativar e fidelizar os usuários, criando formadores de opinião, mas com funcionalidades adicionais que incitem estes usuários Free a contratarem o serviço Premium.

Deve ser cuidadosamente calculado, pois o volume de contratos Premium irá bancar a massa de usuários que se beneficiam do acesso gratuito (Free) e ainda gerar resultado para a empresa. A abordagem é encarar esta parte Free como um excelente marketing, pois as pessoas vão usar em seus sites, gerando divulgação e fidelização.

Restringir funcionalidades e propor uma versão completa, quer seja em regime de degustação, por alguns dias ou semanas, ou por restrições no acesso a funcionalidades, é uma prática que vem sendo usada desde a década de 80 ainda usando floppy disks, mas que na internet acabou tendo um nome e um modelo de negócios. Aparentemente, o termo Freemium foi cunhado em 2006 por um investidor novayorkino chamado Fred Wilson.

Conclusão: Ferramentas Freemium são poderosos modelos de negócios e instrumentos de validação de pressupostos, quer seja para StartUps entrantes no mercado ou para mega-corporações . Quem de nós não tem exemplos de mega-corporações, multinacionais, perdulárias e displicentes com a falta de objetivos e falta de foco no cliente e no resultado de negócio.

As vezes a pior situação é quando se tem muito dinheiro para começar, para investir ou o dinheiro entra fácil, não gerando uma cultura racional de redução de desperdício e de foco em valor. Lean não é para os pequenos, é uma poderosa ferramenta para todos … No futuro próximo, em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, será uma questão de sobrevivência ter um pensamento Lean.

2 comentários sobre “Freemium como estratégia

  1. Sou um tanto vivido nesse negocio de internet, no entanto nao conhecia o termo freemium =p me senti meio amador agora hehe. Parabens pelo blog, sempre muito instrutivo. braços

  2. Pingback: 10 dicas para dar certo como palestrante | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s