Noite primorosa de aprendizado, troca de experiências e networking durante o primeiro dia do 3º TecnoTalk. As duas palestras foram feitas uma para a outra, gerando insights e conteúdo complementares e convergentes, promovendo perguntas e pequenos debates entre os palestrantes e os 30 presentes na noite.
A média entre 30 e 40 participantes a cada noite de TecnoTalk, desde o Open Space, nas 5 noites de lightningtalks e hoje corroboram que a estratégia de comissões voluntárias e independentes traz benefícios em termos de visão e inovação a cada evento, posto que cada comissão possui uma identidade própria e monta um evento a sua imagem e entendimento de valor … Show!
Prof Livia Haigert Pythan – Profissional integrante da equipe da Leão Propriedade Intelectual, recentemente chegada ao parque, sediada no 99A. Professora com doutorado, livros publicados e pesquisas na área de Ética e Bioética, conforme segue:
- Bioética e Comitês de Ética
- Bioética e Ética Aplicada à Investigação
- Direito Civil e Bioética
- Direito, Desenvolvimento e Inovação
- Políticas Públicas, Comportamento Violento e Saúde Mental
A Professora conceituou de forma simples e contundente, moral, é tica, deontologia profissional, caráter corporativo, etiqueta empresarial, tipos de assédio moral ou intelectual.
- “Felicidade não é um bem individual, mas um bem comum, que deve ser entendido como algo coletivo e não pessoal!”
- “As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas e são demitidas pela falta de habilidade comportamental!”
- “Precisamos de um diferencial competitivo para ingressar no mercado e um diferencial colaborativo para manter-se nele!”
- “Como estruturar políticas de educação moral em adultos?”
Cláudio Raiter – RSA Talentos Executivos – LinkedIn – Profissional formado em Comunicação Social e especialização em RH – Palestra provocativa em que proporcionou a todos uma visão muito clara do que as empresas buscam em seus novos contratados e o que os profissionais estão procurando nas empresas.
Iniciou com a provocação em que o Mercado é uma entidade abstrata e que o ser humano é um bem volátil, onde o verdadeiro “mercado” são os profissionais e as ciscunstâncias em que se inter-relacionam. Lá pelas tantas, vaticinou o que seria o 11º mandamento – “Mantenha-se empregado!” e com um bom networking.
Como Head Hunter, realizou uma detalhada apresentação sobre características, modelos de entrevistas, valores, postura, apresentação, perfil, redes sociais, dados públicos e privados, diferenciou tipos de empresas e profissionais, o valor da experiência no exterior, linguas e muito mais … quem foi viu e guardou, na certeza de que foram conselhos úteis e que merecem ser “processados” com cuidado e atenção.
Também, diferenciou as gerações de trabalhadores, como sendo:
- Silents (33 a 45) – 1º trabalho, 2ª guerra, pinicilina e Disney
- Baby Boomers (46 a 64) – workaholics, bomba H, Elvis, Xerox
- Geração X – Trabalha para Viver (65 a 76) – Lua, pílula, Woodstock
- Geração Y – Vive e trabalha (77 a 98) – MTV, IBM PC, Internet
- Geração Z – ??? – Multi-tarefa, multimídia, Touch Screen
Após as palestras, tivemos mais de 15 minutos de perguntas e respostas, seguidos de um espaço para networking de pelo menos mais uns 20 minutos em que em torno de 30% das pessoas ficaram conversando sobre o tema e seus desdobramentos … foi, com certeza uma grande noite de troca e aprendizado.
Muito do que já tenho postado aqui foi debatido nestes momentos preciosos de networking, confirmando a importância de estarmos presentes a eventos desta natureza, de compartilharmos conhecimento através de redes sociais, blogs, sites e todos os meios ao nosso alcance … Nesta 5ªfeira tem o segundo encontro deste terceiro TecnoTalk, com mais espaço para debates e networking.
Ainda dá tempo de se inscrever e garantir lugar – http://bit.ly/tecnotalk3


