Manifesto Ágil ajustado as áreas de negócio

Para treinamentos de equipes de áreas de negócio, backoffice, fornecedores, parceiros ou mesmo clientes, apresentar o MANIFESTO ÁGIL original é antecipadamente gerar uma barreira, pois ao ler as palavras software e desenvolvimento, as pessoas já blindam sua forma de trabalhar como sendo “diferente”.

A mesma coisa se nós usamos o nome SCRUM ou apresentamos seu ciclo de vida, com os papéis, as timeboxes, artefatos e regras, pois mesmo que na hora não se rebelem, os mais interessados irão para a internet procurar mais informações e receberão uma avalanche de artigos, livros, métodos, exemplos da área de software … e ai danou-se, da próxima vez que falarmos com eles dirão que “Scrum” não tem nada a ver com a realidade deles.

Afinal, o que estou querendo dizer é que o MANIFESTO ÁGIL também serve para BACKOFFICE e ÁREAS DE NEGÓCIO. Em treinamento de equipes de outras áreas eu tomo a liberdade de fazer alguns ajustes, os artigos principais ficam quase que inalterados, mas os 12 princípios tem diversas substituições:

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas
  • Partes do trabalho concluídos mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Os doze princípios são apresentados desta forma:

1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de trabalho de valor.  (não adianta fazer estoque de nada, devemos resistir a idéia de fazer surpresas, manter um fluxo de entregas de forma ao cliente ir validando o que estamos fazendo)

2. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do trabalho, se adequando a mudança para o cliente tirar vantagens competitivas. (para isso, devemos saber o que é valor, questionar, não fazer porque pediram, mas porque ficou claro que a mudança é importante para o negócio)

3. Entregas parciais do nosso trabalho com freqüencia, na escala de dias ou poucas semanas, com preferência aos períodos mais curtos. (demorar semanas ou meses para entregar algo é sinônimo de problemas, devemos quebrar o trabalho em pedaços menores, se possível viabilizando mostrar o andamento com entregas parciais de trabalho concluído)

4. Pessoas relacionadas ao cliente, negócio, parceiros, equipes de projeto ou operação, devem trabalhar em conjunto, diáriamente se possível, durante todo o projeto. (sabemos que a comunicação é o melhor caminho para o entendimento, as equipes que trabalham em um produto devem ter contato frequente com os clientes, fornecedores, parceiros, saber como trabalham, não só escutar, mas ver e perceber o que estão falando)

5. Construir projetos ao redor de indivíduos motivados, partindo deles, mas dand-lhes ambiente e suporte, assim confiando que farão seu trabalho. (a equipe e as pessoas são a solução, um ambiente adequado e produtivo é importante, mas quem espera que um sofá, xBox, puf, equipamento ou ferramenta seja a solução para o dia-a-dia, esta se enganando, pois as maiores restrições vem do relacionamento e entendimento, da atitude das pessoas)

6. O Método mais eficaz de transmitir informações internamente e externamente ao time, é através de uma conversa cara a cara. (“Gemba”: tudo tem momento e interlocutor apropriado, devemos dizer as coisas no momento certo e a quem deve ouvir, planning, daily, retrospectiva, review, se necessário, solicitar à equipe uma reunião breve no pós-daily)

7. Parciais do trabalho concluído é medida primária de progresso. (para dizer se estamos no caminho, não devemos nos basear em pressupostos, em suposições, devemos fragmentar o trabalho de forma que frequentemente tenhamos mais um pedaço dele pronto e apto a ser aferido pelos envolvidos)

8. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável, colegas, patrocinadores e clientes em passos contínuos e constantes. (Nosso dia-a-dia deve ser repetitivo e sustentável, isto envolve um ambiente mais descontraído, sem tanta pressão, que dê a todos tempo para crescer, para inovar, sem noites em claro, colaborativamente, com orgulho do que e com quem faz, consciente do papel de cada um)

9. Contínua atenção à excelência técnica e melhores práticas. (devemos sempre buscar boas e melhores práticas, ir a eventos, ampliar seu networking, promover debates e técnicas de realização ou revisão em pares, de forma a que todos tenham em mente a busca pela melhoria contínua)

10. Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito. (Conhecer o negócio por traz da demanda, a necessidade por traz do requisito, o valor real do que faremos e fazemos, não podemos apenas tirar o ticket e fazer, devemos nos interessar e cobrar o entendimento de como o negócio funciona e onde nosso trabalho ajudará)

11. As melhores soluções, entendimento e qualidade emergem de times auto-organizáveis. (nos novos modelos de gestão, buscamos compôr equipes que desejem desenvolver-se, crescer, contribuir, serem valorizados, para tanto gira-se a hierarquia de forma que ao invés de chefe tenhamos um couch, ao invés de ordens, recebamos orientações, desafios e condições para nos superarmos)

12. Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo. (refletir é ousar permanentemente quebrar paradigmas, pensar diferente, buscar formas de trabalharmos melhor, em conjunto, melhorar permanentemente a partir de reflexões periódicas, a cada 2 semanas, no máximo a cada mês)

Se esta abordagem lhe interessou, insisto fortemente para que leia o post –  https://jorgekotickaudy.wordpress.com/be-a-ba-pdcl-agil/ – nele refatorarei o ciclo PDCL, de forma a recheá-lo com nossas concepções de times ágeis e de alta performance … PDCL é um ciclo familiar a qualquer pessoa e gera menos ruído.

Um comentário sobre “Manifesto Ágil ajustado as áreas de negócio

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s