Lançamento da primeira edição do curso SCRUM 360 em parceria com a DBServer e Fontoura, mais que um curso e um livro, um conceito e uma convicção, pois irei além do Scrum, veremos o método por todos os ângulos e fundamentações, todo o treinamento é baseado em dinâmicas, toda a teoria fixada através de experimentos, exercícios práticos e repasse de vivências.
Todos os participantes receberão um livro que cobre não só a teoria, mas tudo o que sei e experimentei sobre SCRUM e Agile, mas principalmente fundamentos, precursores, algumas teorias que influenciaram Takeuchi e Nonaka, Schwaber e Shuterland, muito além do Scrum Guide e de outros livros.
Tenho certeza que o curso mais o livro serão os guias que lhe subsidiarão argumentos para a decisão ou não pela adoção, as diferentes opções de implementação (forming), diferentes técnicas para o pós-implementação (storming), a estabilização desejada e maturidade (norming) e a entrada em um modelo sustentável de alta performance e melhoria contínua (performing).
O treinamento contará com seis módulos, o terceiro e o quarto são os mais específicos sobre o método, os dois primeiros mostram o porque tantos tentam e permanecem na etapa de storming eternamente, pois se o framework tecnicamente é muito simples, é no autoconhecimento e princípios que a maioria erra por não entender os porquês e lhes falta técnicas de mobilização com foco em quebra de padrões e modelos mentais arraigados em nossos inconscientes.
I – Autoconhecimento – Teorias que embasam e modelo mental, mudança e atitude através de reflexão e dinâmicas sobre pensamentos e teorias;
II – Princípios ágeis – Debate sobre os princípios e conceitos do Agile, suas principais disciplinas colocadas na forma de workshop;
III – Introdução Scrum – Fundamentos do método, seus pilares de sustentação, oportunidades e riscos, suas fases, granularidade, papéis e regras;
IV – Ciclo de Vida Scrum – Um game ou dinâmica para cada timebox e artefato, teoria e prática lúdica, divertida e colaborativa;
V – Primeiros passos após a adoção – Há uma enorme variedade de técnicas para manter a mobilização, mudança de mindset exige convicção e persistência;
VI – Abrindo horizontes – Outras fontes relevantes que fortalecerão cultura e engenharia, artefatos de interesse e adaptação construtiva.
Finalmente, mais de cunho pessoal, faço questão de dizer o porquê da escolha da DBServer, a anos acompanho ícones do Agile brasileiro e gaúcho em eventos, palestras, workshops, alguns deles tive a oportunidade e privilégio de estar mais próximo e aprender muito olhando postura e fit entre teoria e prática, dentre os quais sempre cito o Peres, Parzianelo, Prikladnicki, Caroli, Wildt e o Guilherme, alguns mais próximo e outros menos, há outros nomes, mas estes são os que segui nas redes e eventos nos primeiros anos de Agile, com quem muito aprendi.
Para quem não sabe, o Eduardo Peres é um dos diretores da DBServer, um profissional de mercado e mestre acadêmico a quem assisti em inúmeras palestras, agile games, workshops. Nestas voltas que o mundo dá, cá estamos investindo e lançando um treinamento com disposição em levar o Scrum e Agile de forma mais enraizada, mais consciente, cientes de que é trabalho duro mas vale muito a pena e que podemos ajudar e fazer a diferença.



Olá, existe previsão de uma nova turma do curso scrum 360?
CurtirCurtir
Rola quase toda semana são turmas fechadas em grandes clientes pela DB, além de um ou dois por mês, workshops para startups e ecossistemas, conforme demanda. De que empresa tu és?
CurtirCurtir