Como falar de EMPRETEC sem entrar no mérito?

O curso EMPRETEC é como a máfia ou maçonaria, tem uma mística, ninguém pode sair por ai contando como foi, o que rolou, quais foram as dinâmicas e quais foram os aprendizados sem correr risco de vida … rsrsrsrsrsrsrs

E o motivo disto é que o aprendizado acontece a partir da experimentação, da prática, reflexão, tentativa e erro, puro aprendizado vicário. Qualquer um de nós que sairmos por ai relatando estaria prestando um deserviço.

O Empretec é uma metodologia criada pelas ONU orientada ao desenvolvimento de características de comportamento empreendedor, n busca da inovação,  através da saída da zona de conforto através do auto-conhecimento.

Eu participei de uma entre as milhares de turmas já formadas pelo SEBRAE, uma oportunidade surgida em uma turma fechada para profissionais ligados a incubadora RAIAR do TecnoPUC … um grande desafio e superação é o mínimo.

1465320_661296517255871_70134911_n

As fotos abaixo fizeram parte das campanhas que promovi nas redes sociais durante todo o curso, sobre um produto, um kit natalino que executei e vendi em feirinhas, entre amigos e por tele-entrega … feitos em EVA, com shape da minha filha, que é uma artista em vários sentidos, rolou um resultado legal.

a20131205_0058315434

Outra questão, sem entrar no mérito, foi a conquista de um prêmio em equipe por ter feito algo que não posso sequer dar uma dica, mas que posso reproduzir em foto que postei quando do fato ocorrido, foi uma longa noite, mas valeu. Os instrutores bem a esquerda, no centro e a direita – Orestes, Iaskara e Renato. O prêmio foi o livro A Escola dos Deuses, a formação dos líderes da nova economia, de Elio D`Anna, pela editora Barany.

20131205_110927

No site do SEBRAE ele apenas relata que o curso possui “60h de capacitação em 6 dias de imersão onde o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais:”.

1. Busca de oportunidade e iniciativa
2. Persistência
3. Correr riscos calculados
4. Exigência de qualidade e eficiência
5. Comprometimento
6. Busca de informações
7. Estabelecimento de metas
8. Planejamento e monitoramento sistemáticos
9. Persuasão e rede de contatos
10. Independência e autoconfiança

E é só o que posso falar, só o que foi para as redes e o que está no site do SEBRAE, mas encerro que é um curso especialmente voltado a jovens, cheios de energia e que precisam de um Norte, definição de regras, metas, objetivos, um treinamento que proporciona uma verdadeira imersão em empreendedorismo.

6 comentários sobre “Como falar de EMPRETEC sem entrar no mérito?

  1. Tenho te acompanhado faz uns dias, através dos seus textos percebia algo em comum e com esta matéria veio a confirmação. Também fiz o Empretec, realmente é uma experiência sem igual. E , parabéns pelo blog e por compartilhar seu conhecimento conosco, estou amando.
    Abraços Ingrid Lião

    • O Empretec é um divisor de águas, diferente de outros treinamentos sobre empreendedorismo, ele é mão na massa. Como bom escoteiro, acredito que aprendemos com um pouco de teoria e muito exemplo, prática e aprendizado vicariante, é assim que realmente cai a ficha!
      Fico contente que esteja sendo útil, fico a disposição, deixo aqui um até breve o/

  2. Estou tentando entrar fiz ontem a minha inscrição mas estou com muito medo, eu já estou ciente que não tenho o espírito de empreendedor mas tenho vontade de ser mais dinâmica e melhorar a empresa que meu marido montou, será que esse curso é p/ mim? Minha área é administrativa acho que nunca senti tanto medo, sou muito insegura, não tenho o perfil de competir com ninguém, penso que cada um tem o seu espaço, a realidade eu quero e ao mesmo tempo não fazer o curso, acho que o medo me domina.

    • O curso é super intenso, vais experimentar em uma semana todas as sensações da constituição de uma empresa, estratégia, tática e execução, marketing, vendas, custos. É muito legal, mas não tem porque ter medo, pois cada um segue seu ritmo, sempre aprendemos bastante. Quem não se sentir confortável para de fato experimentar tudo o que é possível, aprende e dedica-se naquilo que percebe mais valor e desencana. Mas no final há um certificado para quem realmente experimentou todas as áreas de conhecimento discutidas … mas não é uma imposição ou exigência … é uma experiência muito legal para nos tirar da zona de conforto e colocar algumas atitudes e comportamentos em cheque. Boa sorte!

  3. Bah cara, nao sabia que ja tinhas participado do Empretec. Depois da tua palestra la no Senac resolvi fuçar nos teus posts (risos).
    Eu fiz o Empretec fazem muitos anos, é sem dúvida uma experiência única! Valeu cada minuto e indico sempre que posso!

    • O curso é de tirar o fôlego, o exercício da empresa foi pegada até o último minuto … tenho restrições sobre o mindset que envolve o que é ser empreendedor e até onde deve-se ir para vencer, afora isso, um bom foco de auto-conhecimento e melhor percepção do que somos capazes … 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s