Amazon Dash Button valida novos pressupostos

O colega Douglas Nunes de Mello do comercial da DBServer me comentou sobre o Amazon Dash Button. O business me parece a validação de um modelo de passagem para IoT, prático e imediato, onde ao invés de levar para a internet a geladeira, fogão e lavadora, acoplamos um pequeno dispositivo com autonomia para se comunicar com qualquer equipamento via bluetooth e gerar pedidos.

IoT (Internet of Things) descreve um paradigma tecnológico onde qualquer objeto físico poderá ser conectado a rede através da Internet.

Bluetooth é um padrão de comunicação sem fio de baixo consumo de energia para transmissão de dados entre dispositivos próximos uns aos outros;

O TecnoTalks já realizou e promove eventos falando de ideação, modelagem de novos negócios, já trouxemos o Roben e a galera do IFRS da Restinga para uma oficina antológica sobre Arduino e prototipação de hardware. Mas, enquanto a IoT parece ainda distante do nosso dia, diferentes empresas vem preparando o futuro.

TecnoTalks é um grupo auto-organizado que em 2014 contabilizava 1500 profissionais, com eventos mensais no TecnoPUC, sobre temas de interesse.

O Amazon Dash Button é uma proposta que antecipa a conexão e inteligência proposta pela IoT, ao invés do próprio equipamento, indumentária ou produto conectar-se, o usuário se utiliza de um botão incorporado ao contexto … isso já é um primeiro passo.

A proposta é simples, um pequeno dispositivo com bateria e autonomia para 1 ano, que deve ser fixado junto ao contexto de interesse, podendo ser acionado para requisitar reposição de um produto. Por exemplo, colocando o de reposição de sabão líquido junto a botoeira da lava-roupas ou o de cápsulas de café na cafeteira.

amazon-dash

Eu vejo esta opção do Dash Button como vejo uma peça em um desfile de alta costura, Prêt-àPorter, pois sua principal missão é provocar a reflexão e indicar tendências. Digo isso, porque não vejo o futuro com dezenas ou centenas de botões para reposição de produtos ou mesmo serviços … se é que você me entende!

Creio que trata-se de uma proposta preliminar para validação de hipóteses de IoT, a existência destes botões permitirá validar transações semi-automáticas de reposição individual, a necessidade de redes de distribuição capazes de fazê-lo a custo acessível versus modelos tradicionais. Mas, na minha opinião o modelo atual é inviável, porque não elimina a minha necessidade de ir comprar o resto tudo que preciso no dia-a-dia e um a um tem uma logística e custos impossíveis tanto para quem vende quanto para quem compra.

Hoje cada botão sincroniza com o App da Amazon via Bluethooth com o seu celular ou tablet, gerando pedidos de reposição. Logo em frente, cada botão acionado gera um “pedido” ao app, que semanalmente pode consolidar, permitir acréscimos e também sugerir a partir dos tempos médios de cada item, coletados pelo app a partir do cotidiano e práticas de cada usuário …

amazon dash button

Talvez no futuro este modelo transforme grandes super-mercados em entrepostos de distribuição em sua zona de atuação, mantendo apenas pequenos mercadinhos de conveniência, ou talvez a viabilidade e custos apontem apenas uma solução de nicho para classe A e B+, não sei, mas a validação ou não está em curso  \o/

De toda forma, a proposição deste um novo e pequeno artefato da Amazon, sua integração via sistema de comunicação sem fio de curta distância com um app mobile, alimentando uma cadeia de suprimento e distribuição direta ao consumidor … caraca, tem uma porção de reflexões em uma só proposição.

Ano passado e em 2015, nos eventos de Arduíno para prototipação de hardware e nos RED#1 e #2 sobre robótica, TecnoTalks e SENAI incentivando a reflexão sobre o quanto há um universo ainda a ser explorado em integração do nosso mundo e seus objetos com artefatos de integração e automação com negócios e soluções disponíveis ou facilmente desenvolvidas na internet.

Sugestão, se você curtiu o Amazon Dash Button, clique aqui ou navegue a partir de buscas no Google sobre IoT e exemplos … tem muitas oportunidades de negócios para quem transcender novos softwares e enxergar SW + HW trabalhando integrados para novos modelos e soluções ainda inexistentes … o céu é o limite!

2 comentários sobre “Amazon Dash Button valida novos pressupostos

  1. Acredito que devemos pensar o papel da IOT como uma oportunidade de levar ao consumidor algo a mais, não só o produto em si. Pensar principalmente nas informações que “interpenetram” o uso ou o não uso do produto. Formas de usos adequados, feedback imediato, recarga/reposição, ambientação / climatização são linhas interessantes, que pode ser exploradas por essas tecnologias. Penso que IOT é o “cérebro” por trás de qualquer “batedeira”!

    • Eu acho que ainda vai demorar, mas iniciativas como essas são passos concretos, assim como os wearables, sensores inteligentes em equipamentos conectados e tantas outras iniciativas legais. Tá demorando, mas aos poucos as coisas irão saindo do óbvio e básico como esta iniciativa da Amazon \o/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s