Alguns ainda não conhecem o Scratch e ArduBlock

Uma plataforma excepcional para ensino e aprendizado de lógica de programação, já tem tempo, mas muita gente ainda não conhece. Enquanto em outros países se discute experiências de ensino de programação no ensino fundamental, estamos ainda longe disso no Brasil para todos, mas esta oportunidade está ao alcance de qualquer criança ou jovem com uma conexão internet. Chame as crianças, apertem os cintos, segurem-se nas cadeiras e caiam de cabeça no Scratch.

Minha filha me pediu para lhe ensinar programação. Nunca levei muito a sério o Scratch, apesar de ouvir falar dele a alguns anos, mas participar do Arduino Day de 02/04/2016 no prédio lobal TecnoPUC organizado pelo Prof Felipe Kuhne me proporcionou participar de uma palestra sobre essa ferramenta de blocos lógicos e também sobre o ArduBlock. Está na hora de usar o Scratch para o bem, vou iniciar compartilhando aqui, mas quero ver como usar isso para ensinar lógica a jovens.

Scratch

Uma plataforma de auto-aprendizado baseado na manipulação de blocos de montar, logo, construir programas, manipular personagens, usando de constantes, variáveis, loopings, condicionais, eventos e efeitos. É como um lego-lego com peças variadas em tamanho, forma e função. Não importa a idade, uma forma muito eficaz de treinar raciocínio lógico.

scratch

A plataforma é completamente voltada a ensino e auto-aprendizado, por isso oferece inúmeros exemplos e tutoriais em uma interface lúdica, divertida, colorida e intuitiva. Se de início para pessoas sem experiência em programação tudo lhe parecer estranho e até sem sentido, através dos exemplos é possível ir entendendo. Lógico que há uma curva de aprendizado, é mais fácil para quem já saca um pouco desses paranauês, mas é certo que está ao alcance de todos aprender a programar.

exemplo-scratch

O mix de blocos disponíveis é fantástico, permitindo desenvolver jogos simples e pequenas apresentações sem muito trabalho, aprender fazendo, divertindo-se enquanto isto, quer usando sua biblioteca de desenhos ou subindo novos. Antes sequer de iniciar é importante conscientizar-se de que não é uma plataforma de desenvolvimento de software, sites ou sistemas, é uma plataforma de aprendizado.

blocos scratch

ArduBlock vai além do Scratch

É um plugin para a IDE do Arduino que nos permite desenvolver usando blocos análogos aos do Scratch, contendo os blocos necessários para controlar um Arduino, suas portas lógicas, etc. O legal nessa história é que na medida em que montamos os blocos o ArduBlock nos mostra e permite customização no programa C que está construindo a partir de nossos blocos.

Eu não tenho a IDE do Arduíno instalada no meu note, vou providenciar isso, a princípio não para prototipar hardware, mas para mostrar para a gurizada que está aprendendo Scratch o que acontece por trás dos blocos, como é o programa e o quanto seria possível gerar os programas e alterá-los diretamente … mas isso é para scratcheiros avançados, um passo de cada vez.

ardublock_combo

É isso aí, para experimentar sequer precisa estar cadastrado, é gratuito e intuitivo, mas o melhor são os exemplos e tutoriais online … tenta lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s