Um jogo usado para discutir comando-controle e auto-organização, semelhante a outros que já compartilhei, onde tentamos uma etapa em que alguém é designado chefe e precisa organizar as pessoas em um determinada sequencia enquanto formam um círculo. Em uma segunda etapa há o exercício de auto-organização, em que cada um sorteia quem ficará a sua direita e compôr de novo um círculo.
Para cada rodada, podendo ter até três rodadas em auto-organização, marca-se o tempo e percepções de ociosidade e produtividade dos participantes. Na chegada da galera, peça para que cada um escreva seu nome em um papel, dobre-o e os coloque em uma sacola. Deverão ser sorteados a cada tentativa, sendo que no caso de alguém retirar a si mesmo pode retirar outro e devolver o seu.
Primeira etapa, comando-controle:
- Selecione um chefe (eu lhe entrego uma gravata);
- Peça que retire todos os nomes, um por vez;
- Na medida que retira, deve ir mantendo a ordem;
- Após retirar todos, dar ordens e formar um círculo;
- O círculo tem a direita de cada um a ordem de retirada.
Segunda etapa, auto-organização:
- Cada qual retira um nome da sacola;
- O chefe discute possibilidades de organização com a galera;
- Ele democratiza, apóia, mas mantém a ordem e regras Ok;
- É possível fazer retrospectivas, re-sortear e tentar novamente.
É possível antecipar que auto-organizadamente eles farão mais rápido que sob comando-controle e após duas tentativas deverão melhorar ainda mais o seu tempo final. Um bom jogo para quebra-gelo antes de uma retrospectiva ou fixação de princípios ágeis, pois gera bons insights.
Princípios: Auto-organização, empatia, desafio de encontrar novas formas de fazer para sempre tentar otimizar tempos e reduzir desperdícios. O quanto cada um depende dos outros e cabe a cada um ajudar e ser ajudado para melhorar os tempos gerais de execução, trabalho e resultados.
Dicas: O círculo pode ser executado sentados no chão, em cadeiras que formam um círculo ou mesmo de pé. Proponha sentarem-se caso queira aproveitar a formação para uma reflexão maior e mais ampla provocada pelo jogo.